
Foto: Divulgação
Instituto Reação promove competições internas de judô e traz atletas de outros estados
Os alunos do Instituto Reação estão se preparando para o tradicional Inter Reação, competição esportiva anual que reúne alunos dos diferentes polos do Rio de Janeiro para disputas de judô. Desta vez, o evento será no dia 7 de setembro, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. E pela segunda vez acontece também o Inter Reação Nacional por Equipes, que vai receber times dos outros quatro polos espalhados pelo país no dia 28 de setembro, na Tijuca.
Segundo Victor Penalber, coordenador de artes marciais da instituição, o objetivo dos eventos é proporcionar uma transformação completa na vida de seus alunos, indo além do esporte. “Queremos que eles tenham a experiência de competir dentro de casa, com os seus parceiros de treinos. Além disso, trazer judocas de outros estados é poder oferecer experiências inéditas para muitos deles, permitindo que ampliem seus horizontes e criem memórias. É sempre um prazer reunir nossos faixas-pretas em oportunidades que serão cheias de conquistas, amizade, superação e muito judô”, explica Penalber.
O Inter Reação vai reunir competidores dos cinco polos cariocas da instituição: Rocinha, Taquara, Cidade de Deus, Tubiacanga e Rocha Miranda. Já a competição nacional, marcada para acontecer no Sesc Tijuca, contará com atletas do Rio de Janeiro e dos demais polos do Reação: Minas Gerais, São Paulo, Mato do Grosso e Rio Grande do Norte, o que oferece aos alunos a chance de vivenciar novas experiências esportivas e culturais. Esta será a segunda edição do intercâmbio, a primeira aconteceu em 2022, na Rocinha, e contou com a parceria da Kelloggs.
Os atletas serão divididos em categorias por gênero e peso, sendo a definição para masculino: até 55 kg, até 66 kg e +66 kg, e o feminino: até 48 kg, até 57 kg e +57 kg.
Sobre o Instituto Reação
Fundado há 22 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte, da cultura e da educação. A proposta é ter o esporte e a cultura como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame.
O Instituto oferece o seu “Caminho Potente”, baseado em dois pilares principais: “Reação Faixa-Preta” e “Reação Educação”. A jornada do aluno do instituto oferece ainda três outros programas: “Bolsas de Estudo”, “Reação com Elas” e “Conecta”. Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego e seus atributos fundamentais ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, utilizando três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. A equipe “Reação Olímpico” tem um olhar atento para a alta performance dos alunos, com alguns atletas competindo dentro e fora do Brasil. O Reação conta com 11 polos distribuídos em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, beneficiando cerca de 4.000 crianças e jovens por ano.
Por Eliabe Figueiredo