
Foto: Ruth Oliveira
Projeto gratuito que qualifica mulheres para empreender está com inscrições abertas em Camaçari
Foto: Ruth Oliveira / Divulgação
Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para a terceira edição do projeto Empreendedoras Braskem na Bahia. Realizada pela Braskem com capacitação da Junior Achievement (JA Bahia), a iniciativa tem como objetivo incentivar e qualificar 50 mulheres para que possam empreender e gerar renda nas comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari. Para participar, as interessadas devem realizar a inscrição gratuita por meio do formulário online, disponível no link: https://bit.ly/InscricaoEmpreendedorasBraskemCamacari.
Implantado no estado em 2024, o Empreendedoras Braskem já certificou 91 mulheres nas cidades de Simões Filho e Camaçari, a exemplo de Ane Rodrigues Oliveira, criadora do Muka Chips - um chips saudável feito de banana –, que foi a campeã da edição realizada ano passado, em Camaçari. “Após a realização do curso, minha vida mudou. Hoje eu consigo proporcionar um curso de Inglês e escola particular para minha filha e, em breve, entrarei na autoescola para adquirir o meu veículo e poder fazer as entregas das minhas bananas. Além disso, emprego duas pessoas, além do meu marido que deixou de ser motorista por aplicativo e me ajuda na produção”, relata.
Qualificação - Com carga horária de 60 horas presenciais, o Empreendedoras Braskem oferece capacitação gratuita intensiva nas principais áreas da gestão empresarial, como recursos humanos, finanças, produção, marketing e vendas. Durante as aulas, as participantes são estimuladas a desenvolver suas próprias ideias de negócio do zero, desde a concepção do produto até a elaboração de relatórios financeiros e estratégias de mercado, vivenciando na prática os desafios e oportunidades de empreender.
"Ao oferecer uma formação completa, o Empreendedoras Braskem não apenas contribui para o fortalecimento de pequenos negócios, mas também para o empoderamento feminino e a autonomia econômica dessas participantes. Os resultados que já observamos nas turmas anteriores nos enchem de orgulho e reforçam a importância de iniciativas que valorizam o talento, a criatividade e a capacidade de realização das mulheres baianas”, destaca Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
“O projeto representa um dos pilares do que acreditamos na Junior Achievement: a educação empreendedora como ferramenta de transformação social. Ver mulheres determinadas, muitas em situação de vulnerabilidade, sendo capacitadas e ganhando confiança para iniciar ou fortalecer seus próprios negócios é extremamente gratificante”, aponta Vinícius Santos, coordenador de Projetos na JA Bahia.
Fonte: Gabriel Gonçalves