.jpg)
Foto: Ami Chavy
Candeias e Madre de Deus recebem 17ª edição do IC Encontro de Artes
“Festa no Front”: esse é o chamado da 17ª edição do IC Encontro de Artes, que, pela primeira vez em sua história, chega a outras cidades além da capital baiana. A expansão é resultado da parceria com a Transpetro, a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina. O evento leva a Candeias e Madre de Deus programação gratuita comandada pelo grupo carioca Debonde, entre os dias 20 e 22 de agosto.
Nas duas cidades, nos dias 20 e 21, será realizada a Oficina Volta pra Base, com estudantes da Escola Municipal Papa Paulo VI (Candeias) e do Complexo de Educação Municipal Professor Magalhães Netto (Madre de Deus). Neste projeto pedagógico, em diálogo com os participantes, o ambiente escolar e seu território, o Debonde estimula a criação e o movimento pela troca de ferramentas de danças levadas pelos artistas-educadores e diferentes vivências dos alunos. Todo encontro é um jogo, um convite a se relacionar, a estar junto, a mover e exercer convivências em grupo.
Fechando esta experiência, no dia 22 de agosto, o coletivo apresenta “DEBANDADA”: de manhã, às 10h30, em Candeias, na Escola Municipal Papa Paulo VI, e de tarde, às 17h, na orla de Madre de Deus. A obra é uma intervenção urbana itinerante que atravessa e é atravessada pela rua, num movimento estrondoso no qual artistas da dança passam, arrastam, sustentam, rabiscam e ocupam o espaço urbano, realocando as conotações estigmatizadas que a rua e os seus corpos carregam.
O IC17 tem patrocínio da Transpetro, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, via programa Transpetro em Movimento. Também conta com apoio financeiro continuado do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados.
OFICINAS DE INICIAÇÃO À PRODUÇÃO CULTURAL – A presença inédita do IC Encontro de Artes no interior começou com a realização da Oficina de Iniciação à Produção Cultural, ministrada por Ellen Mello e Tais Bichara, em cinco cidades, entre maio e junho: Itagibá, Madre de Deus, Candeias, Jequié e Itabuna. De cada turma realizada, uma pessoa bolsista foi selecionada para acompanhamento na prática dos trabalhos do festival, durante duas semanas, com bolsa auxílio e todas as despesas de viagem cobertas para os selecionados.
PROGRAMA TRANSPETRO EM MOVIMENTO – O Programa Transpetro em Movimento impacta positivamente quase 300 mil pessoas em 55 municípios brasileiros, em todas as regiões do país, e é uma parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério do Esporte, por meio da Lei Rouanet e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Com capilaridade nacional, o primeiro edital público de patrocínio incentivado da Transpetro valoriza e promove a circulação de traços culturais brasileiros e a formação profissional, fortalecendo a diversidade e estimulando a inclusão de públicos minorizados ou em situação de vulnerabilidade. Mais de 80% dos projetos contemplados acontecem em comunidades tradicionais ou em áreas de periferia, com público prioritário formado em sua maioria por crianças e adolescentes.
IC ENCONTRO DE ARTES – 17ª edição – Festa no Front
Informações: www.icencontrodeartes.com.br
Instagram, Facebook e YouTube: @icencontrodeartes
PROGRAMAÇÃO EM CANDEIAS E MADRE DE DEUS
= Oficina “Volta pra Base”: Debonde (RJ)
20 e 21 de agosto | Com estudantes da Escola Municipal Papa Paulo VI (Candeias) e do Complexo de Educação Municipal Professor Magalhães Netto (Madre de Deus)
= “DEBANDADA”: Debonde (RJ)
22 de agosto, 10h30 | Escola Municipal Papa Paulo VI (Candeias)
22 de agosto, 17h | Orla de Madre de Deus
Gratuito | Classificação indicativa: Livre
Por Atila Barros