
Foto: Cleomário Alves/Ascom-SJDH
“Procon-BA nas Escolas” discute consumo sustentável e educação financeira
“É muito necessário a atividade que o Procon está proporcionando para
nós, estudantes, para que a gente tenha consciência dos nossos
direitos, que são vários, e também sobre o consumo consciente, e assim
podermos orientar outras pessoas. É uma ação que nos provoca a sermos
engajados com o tema e conscientes dos nossos direitos”. A fala é da
estudante Maria Clara Portela, do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e
Marques, do bairro São Cristóvão, em Salvador, que participou nesta
terça-feira (12), de mais uma edição do projeto “Procon nas Escolas”.
A atividade, promovida pela Superintendência de Proteção e Defesa do
Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos
Humanos (SJDH), teve como foco abordar sobre os direitos dos
consumidores nas mídias sociais e promover a educação financeira para a
comunidade escolar (estudantes, professores e servidores). Até esta
quarta-feira (13), das 8h às 12h, o Procon na Escoalas também oferta
atendimento para os consumidores de São Cristóvão e região, com
orientações, renegociação de dívidas, denúncia e registro de reclamação.
“O Procon nas Escolas é um projeto muito importante que traz para as
escolas temas como consumo consciente e educação financeira. Embora eles
sejam adolescentes, já praticam a ação de consumir e precisam estar
preparados para isso”, explica o diretor de Ações Educativas do
Procon-BA, Eduardo Pontes.
Palestras - Incentivar o consumo sustentável e alertar para os
cuidados na hora de fazer compras online integrou a lista de temas
debatidos com o público estudantil, que aproveitou a oportunidade para
tirar dúvidas sobre direitos dos consumidores. O diretor de Fiscalização
do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, apresentou aos estudantes orientações
sobre como evitar golpes em compras virtuais e garantir transações mais
seguras.
Já a palestra ‘Consumo Acessível, ministrada pelo coordenador de
Políticas de Proteção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre
Baroni, apresentou um panorama do mercado de consumo voltado à inclusão e
à acessibilidade.
Fonte: Ascom SJDH