.jpg)
Foto: Divulgação
Dra. Jaqueline Goes segue agenda internacional com encontros na ONU e consulado brasileiro em Nova York
A renomada cientista Dra. Jaqueline Goes, conhecida mundialmente por liderar a equipe que sequenciou o genoma do coronavírus em tempo recorde, cumpre a agenda internacional da semana com compromissos estratégicos em Nova York. Nesta sexta, 25, a Dra. participa de reuniões no consulado brasileiro de N.Y para discutir iniciativas nas áreas de Ciência e tecnologia. Já na segunda, 28, seu foco será na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), onde se reunirá com o vice-cônsul adjunto e representantes para tratar de pautas ligadas à equidade de gênero, Ciência e diplomacia.
Antes de Nova York, a biomédica marcou presença no Brazil at Silicon Valley, principal evento de inovação e tecnologia dos EUA, realizado em São Francisco. Convidada selecionada do projeto Carreiras em Movimento, voltado à ascensão profissional de mulheres negras, a Dra. Jaqueline Goes integrou a comitiva ao lado de outras lideranças femininas como Daniela Larangote (Let’s Sum), Daiane Almeida (Sebrae), Mônica Marcondes (Eletrobras) e Fabricia Garcia (Kinah Tech).
Durante o evento, Jaqueline acompanhou discussões sobre inovação, inteligência artificial e biotecnologia, com destaque para apresentações como “Dentro da Sala de Operações da IA” (Inside the AI Engine Room - OpenAI) e “Compreendendo a Inteligência Artificial Moderna” (Making Sense of Modern A.I), do professor pela Stanford Graduate School of Business, Michal Kosinski. “Foi uma oportunidade valiosa para articular ideias e projetos que poderão contribuir diretamente com o Instituto Jaqueline Goes e com a área de Ciência e tecnologia no Brasil”, conclui.
Pesquisadora Científica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e embaixadora da Ciência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaqueline Goes foi reconhecida em 2022 como uma das 20 mulheres de sucesso no Brasil pela revista Forbes. Sua trajetória, marcada por importantes contribuições à Ciência brasileira, a levou a ser homenageada pela Mattel, que a transformou em uma boneca Barbie da linha "Mulheres Inspiradoras". Em 2023, ela recebeu o Prêmio Inspiradoras na categoria “Mulheres na Ciência”, premiação que destaca mulheres que estão impactando positivamente o cenário nacional, especialmente ao inspirar as novas gerações com seus feitos no campo da Ciência.
Por Glaucia Pinheiro