
Especialista diz que demora “coloca em risco a estabilidade da gestão atual do MEC” e que “segurar esses dados só ajuda quem declina na qualidade” / Foto: Divulgação
Alexandre Nicolini cobra a divulgação dos resultados do Enade
O especialista em gestão acadêmica, design curricular e avaliação do ensino superior, Alexandre Nicolini, cobrou nesta sexta-feira (28) a divulgação dos resultados do Enade 2023 pelo MEC.
“Por que tanta demora nessa divulgação pelo MEC?”, questionou Nicolini, afirmando que “a ausência de resultados do Enade 2023 expõe a falta de prioridade na divulgação dos dados de aprendizagem, uma vez que a justificativa oficial sempre é a mesma: estão esperando pela agenda das autoridades para marcar a data da publicização”.
Para Alexandre Nicolini, “essa demora não justificada abre espaço para todo tipo de questionamento e coloca em risco a estabilidade da gestão atual do MEC. Não nos esqueçamos que a partir desses insumos será definida a quantidade de financiamento oferecida às IES. Segurar esses resultados só ajuda quem declina na qualidade”, afirmou.
O especialista afirmou concordar plenamente com a nota sobre o assunto divulgada, no dia anterior, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Para a entidade, a demora “extrapola o razoável, afrontando a comunidade acadêmico-profissional e a sociedade, prejudica a transparência do processo avaliativo e dificulta a formulação de políticas educacionais e institucionais eficazes”.
Segundo Nicolini, “as IES sérias querem saber nos microdados exatamente onde erraram. para poderem se aprimorar. A demora já impediu que essas IES fizessem ajustes para o início de 2025. Afinal, já são quase seis meses de atraso num país que não pode mais perder tempo”.
Sobre Alexandre Nicolini – Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio de doutoramento na Paris IX, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Design Curricular e Avaliação de Aprendizagem, desenvolve metodologias de trabalho e programas de formação para IES que sintetizam sua experiência como pesquisador e orientador no stricto sensu e como gestor acadêmico, inclusive como reitor. Foi também avaliador ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e líder de pesquisa na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).
Participa da construção das políticas públicas de avaliação do ensino superior desde 1996, tendo orientado com sucesso diversos clientes a alcançar os melhores resultados, além de fazer palestras inspiradoras e ministrar oficinas práticas para dirigentes, coordenadores, professores e estudantes em IES de todas as regiões do Brasil. Em sua atuação, publicou mais de 60 artigos científicos sobre o ensino superior, que geraram mais de 800 citações, cujas referências podem ser consultadas em Link. Seu artigo intitulado "Qual será o futuro das fábricas de administradores?" é um dos mais citados na área de Administração no país.
Por Ana Purchio