Foto: Divulgação
Cetrel destaca expertise em reúso de água em webinar sobre gestão hídrica
A Cetrel reforçou sua atuação em soluções sustentáveis para a gestão hídrica ao participar do webinar “Gestão inteligente da água: o reúso como resposta à crise hídrica”, promovido pela ABES-SP (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), em parceria com a Fatec-SP (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), na última quarta-feira, dia 8 de abril.?
Na oportunidade, o especialista em tratamento de efluentes e água da empresa, Álvaro Diogo Teixeira, apresentou uma análise sobre os desafios da gestão da água no Brasil e destacou o papel estratégico do reúso como solução para a crise hídrica. Com?mediação de Ana Paula Silveira, coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP e professora da Fatec-SP, o?evento foi?transmitido pelo canal da ABES-SP no YouTube.
Durante a apresentação, o especialista abordou temas como a desigualdade na distribuição de água, os impactos das mudanças climáticas, a disponibilidade hídrica e o aumento do consumo. Também trouxe dados sobre o Sistema Cantareira e a demanda por água nos setores urbano, rural e industrial da Região Metropolitana de São Paulo, além de discutir o ciclo da água na indústria, a gestão integrada dos recursos hídricos e os diferentes modelos de reúso.
No cenário internacional, Álvaro apontou o avanço das regulações ambientais, especialmente na Europa, e o aumento da pressão por práticas mais sustentáveis. No Brasil, afirmou que, embora o Marco Legal do Saneamento tenha impulsionado investimentos, ainda há desafios relacionados à disponibilidade hídrica e à destinação adequada de efluentes. Como resposta a esse contexto, segundo o especialista, o setor industrial tem ampliado a adoção de sistemas de reúso de água, com ganhos ambientais e econômicos.
Ao final, Álvaro ressaltou a importância do debate para difundir soluções aplicáveis à realidade brasileira: “Os participantes trouxeram perguntas relevantes, e foi também uma oportunidade de apresentar o trabalho da Cetrel. A experiência da empresa em projetos de reúso industrial ajudou a ilustrar a discussão com casos reais e desafios do dia a dia da indústria, contribuindo para que o público visualize como é possível promover o reúso dentro desse contexto”, concluiu o especialista.
Por Eduardo Bittencourt
