Foto: Divulgação
Fotógrafo baiano André Fernandes é destaque na imprensa paraguaia com a exposição 'Candomblé' em Asunción
Reconhecido internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), o fotógrafo brasileiro André Fernandes segue com a exposição ‘Candomblé’, aberta à visitações em Asunción, no Paraguai. Sediada no IGR (Instituto Guimarães Rosa), a ‘Embajada’ acolhe obras inéditas e premiadas da identidade afrobrasileira, convidando os hermanos à um mergulho nos territórios da diáspora.
Localizada na Calle Eligio Ayala, esquina Avenida Perú, as visitações são gratuitas e podem ser realizadas mediante agendamento com a Embaixada, via Instagram @igrasuncion.cultural. Durante a visita guiada, o público se aprofunda na premiada série ‘Orixás’ (2014) e no novo ensaio do fotógrafo, ‘Ounj? Òrì?à – Comida de Orixá’ (2025), que juntas, compõem um acervo com 31 retratos sob lentes.
Sucesso de público, a exposição do artista soteropolitano já é referência em pouco menos de um mês no âmbito internacional. O reconhecimento veio através da imprensa paraguaia, com a publicação do jornal ‘La Nación’, um dos mais importantes do país, que elogiou a mostra, e também da responsável pelo IGR Asunción e chefe do setor cultural, Carolina Paranhos.
“Ele (André) teve o grande mérito de dar visibilidade à prática do Candomblé, não apenas no Brasil, mas também aqui, onde existem muitos praticantes dessa religião de base africana. A mostra, ademais, bateu recordes de público no Instituto Guimarães Rosa, com o público interessado em prestigiá-la desde a inauguração”, comenta a autoridade internacional.
Através das lentes: conheça ‘Orixás’ e ‘Ounj? Òrì?à – Comida de Orixá’
Mergulhando nos costumes, ritos e na espiritualidade do terreiro Ilê Axé Alaketu, em Salvador; a série “Orixás” chega pela primeira vez ao Paraguai após consagrar o célebre autor, André Fernandes, no ‘Concurso Internacional de Arte para Artistas Minoritários’ da ONU – realizado em Genebra.
Sob o olhar do Babalorixá Indarê Sá, as quinze fotografias carregam a tradição e o respeito aos símbolos, às vestes e à ancestralidade da religião de matriz africana. Após a série ganhar destaque na cena internacional, André se dedicou à um novo ensaio fotográfico, desta vez, com dezesseis obras exclusivas, registradas a partir de alimentos produzidos por Tata ria Nkisi Douglas Santana: a mostra ‘Ounj? Òrì?à – Comida de Orixá’ (2025).
A nova produção visa conectar o sagrado ao cotidiano, despertando a curiosidade do público acerca dos alimentos que reverenciam os orixás. Assim como búzios, ferramentas e guias estabelecem a comunicação entre corpo e espírito, Fernandes destaca a importância dos alimentos como herança viva das tradições africanas.
“Não existe Candomblé sem comida; e cada comida servida em um terreiro é um gesto de respeito. Os ingredientes utilizados, os modos de preparo, utensílios e os rituais envolvem significados transmitidos oralmente ao longo de gerações, família por família”, explica a curadora da mostra, Mai Katz.
Impacto nas comunidades paraguaias e expectativas para 2026
Investindo no legado da conexão Brasil – África — Paraguai, a exposição também recebeu quinze desenhos em homenagem aos orixás, feitos à mão por crianças da comunidade afro-paraguaia do Kamba Cuá. A atividade foi feita em collab com o fotógrafo documental André Fernandes e a curadora Mai Katz, que acompanharam toda à etapa de produção.
“É muito bacana trazer um pouco da nossa cultura para cá. Eu sempre falo que esse é um trabalho documental e que ajuda a desmistificar esse preconceito que a sociedade brasileira tem com relação ao Candomblé, conta o artista.
Expandindo os horizontes da mostra para além das fronteiras paraguaias, André revela que o próximo destino da aclamada série ‘Orixás’ será o ‘Velho Continente’, a convite da própria Organização das Nações Unidas (ONU). A previsão é que as obras cruzem o Atlântico, em direção à Europa, até agosto de 2026.
A exposição ‘Candomblé’ é uma realização do Instituto Guimarães Rosa Asunción (IGR), com patrocínio da Itaipu Binacional, Fundação Itaú e Eurofarma.
SERVIÇO
[Exposição ‘Candomblé’ de André Fernandes]
Onde: Instituto Guimarães Rosa (IGR) Asunción – Embajada de Brasil
Quando: de 14 de novembro a 30 de março de 2026
Dias e horários da exposição: mediante agendamento com o IGR Assunción
Por Antonio Anselmo
