Foto: Laís Rocha/Setur/Ba
Setur-BA participa da Flica com receptivo, oficina de turbante e pesquisa de demanda turística
A 13ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no
Recôncavo baiano, acontece até domingo (26), com o tema “Ler é Massa” e
programação eclética em vários pontos da cidade. Em quatro dias de
atividades, a expectativa é superar o público da edição passada, quando o
evento recebeu cerca de 100 mil visitantes, de todo o Brasil e também
do exterior.
O Governo do Estado participa da Flica com o Espaço Bahia Presente,
onde o público encontra apresentações culturais, debates literários e
exposições, além de ações e serviços de diversos órgãos, disponíveis na
Fundação Hansen Bahia. A Secretaria de Turismo (Setur-BA) oferece
receptivo típico e oficina de amarração de turbante afro, bastante
procurada.
“A diversidade da Bahia me encanta. Vi no TikTok e tinha vontade de
usar um turbante como esse. Estou me sentindo mais bonita. Gosto muito
do clima da festa literária, das pessoas e da culinária”, elogiou a
peruana Roselyn Sanchez.
“Está o maior sucesso a procura pelos turbantes, que fazemos com
muito orgulho. Enaltecer a ancestralidade e a cultura da Bahia é
fundamental para o nosso povo”, ressaltou a turbanteira Rosângela
Nascimento.
A Setur-BA também realiza a pesquisa de demanda turística nas ruas da
cidade, para coletar informações sobre o perfil do visitante e sua
avaliação dos serviços utilizados. Os dados serão usados no planejamento
de ações futuras para atrair mais turistas.
“Nosso questionário tem perguntas sobre dados pessoais do turista,
como idade, gênero, origem e renda, além dos meios de hospedagem e de
transporte utilizados, gasto, tempo de permanência no destino e o grau
de satisfação com os serviços. A pesquisa é uma ferramenta importante
para o desenvolvimento do turismo”, explica o estatístico da Setur-BA,
Rodrigo Lopes.
Com a movimentação da Flica, os hotéis de Cachoeira e da vizinha São Félix registram ocupação máxima, abrigando brasileiros e estrangeiros. “Não temos dúvidas de que já é mais uma edição de sucesso, e o aumento significativo da procura por Cachoeira como um destino da literatura mostra, na prática, que estamos no caminho certo”, declarou o presidente da Fundação Hansen Bahia, Jomar Lima.
Fonte: Setur/Ba
