
Foto: Divulgação
Stock Car ganha documentário sobre a evolução dos carros com pré-estreia em São Paulo
Selecionado pelos principais festivais esportivos internacionais, estreia hoje (23/09), em evento exclusivo para convidados, em São Paulo, o curta-documentário “Stock Car - Mais Rápido que o Tempo”, que retrata a evolução tecnológica dos carros da maior categoria do automobilismo brasileiro ao longo de quase 50 anos. O filme, com 30 minutos de duração, é uma produção da Valete de Copas Filmes em parceria com a ArcelorMittal, com apoio da Vicar. A direção é de Conrado Ferrato e a produção executiva de Felipe Motta.
Pilotos, chefes de equipe da Stock Car, personalidades do automobilismo e dirigentes da categoria são esperados na sessão. Nomes como Felipe Massa, Christian Fittipaldi, Ingo Hoffmann e Lincoln Oliveira devem marcar presença.
Depois de 15 anos usando um mesmo modelo de carro, em 2025 a Stock Car vive uma enorme revolução tecnológica ao lançar os novos SUVs produzidos e projetados pela AudaceTech, que teve o apoio e o aço da ArcelorMittal no processo. Mas não é a primeira vez que a categoria passa por uma profunda transformação.
Durante seus 46 anos de história, a categoria, que começou quase amadoristicamente em 1979, precisou se reinventar algumas vezes. Desde o tradicional “Opalão”, passando pelo Ômega, até a chegada dos chassis tubulares. O curta-documentário mostra que tudo isso foi baseado em paixão, união e muita criatividade.
A obra conta com entrevistas exclusivas de figuras históricas como Ingo Hoffmann, Washington Bezerra, Carlos Col, Lincoln Oliveira, Zeca Giaffone, Rosinei 'Meinha' Campos, Paulo de Tarso, José Avallone Neto, Christian Fittipaldi, Renan Guerra e 'Losa' (mecânico que trabalha na Stock desde a primeira temporada)
O documentário tem se destacado em festivais internacionais. Até aqui, “Stock Car - Mais Rápido que o Tempo” foi selecionado em sete eventos fora do Brasil, entre os quais estão:
-
International Motor Film Awards (IMFA), em Londres (ING), considerado o Oscar do cinema automobilístico;
-
Paladino d’Oro Sport Film Festival, em Palermo (ITA), que é o mais antigo festival de cinema esportivo do mundo;
-
Fédération Internationale Cinéma Télévision Sportifs (FICTS), em Milão (ITA), o mais importante festival de TV e cinema esportivo do planeta e o único chancelado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Por Guilherme Fernandes