
Foto: Divulgação
ARTIGO - COMO A BOA GESTÃO DO TEMPO IMPACTA RESULTADOS DE ALTA PERFORMANCE NO AMBIENTE CORPORATIVO = Por Pedro Mariano
Mesmo vivendo em uma era altamente tecnológica, marcada pelo uso constante de programas e aplicativos que favorecem o crescimento pessoal e profissional, muitas pessoas ainda enfrentam grandes dificuldades para gerenciar o próprio tempo. No ambiente corporativo, a má gestão do tempo pode ser percebida por meio da procrastinação, da priorização inadequada de tarefas, da queda na produtividade e na qualidade do trabalho, além de distrações frequentes, acúmulo de atividades e impactos negativos na saúde, situação crítica que exige atenção. A seguir, conheça seis estratégias de alta performance em gestão do tempo, capazes de gerar mais resultados para qualquer profissional:
1. Planeje cada etapa do seu dia Listar previamente as atividades diárias é essencial para alcançar um desempenho elevado no ambiente corporativo. Criar um roteiro de forma criteriosa das obrigações ajuda a iniciar o expediente com clareza, inteligência e foco, maximizando os resultados. Dica de ouro: Utilize aplicativos ou plataformas digitais para gerenciar suas tarefas e trazer mais clareza aos seus objetivos. Ferramentas como Trello, Agenda Google, Notion, Kanban Google Keep são grandes aliados na rotina empresarial.
2. Defina prazos com foco em entregas e qualidade na execução Estabelecer prazos claros para cada atividade é fundamental para alcançar avanços concretos e garantir qualidade nas entregas. Saber quanto tempo você tem para concluir uma tarefa, qual a mais importante do dia e o que deve ser finalizado até o fim da semana é uma prática que eleva a performance e o posicionamento no ambiente de trabalho.
3. Canalize sua atenção no que realmente gera resultados Mantenha o foco nas atividades sob sua responsabilidade. Ter uma mente centrada na produtividade reduz distrações, elimina obstáculos e potencializa o desempenho profissional. Dica de ouro: Se você estiver realizando uma tarefa e sentir que está disperso, pergunte-se: "O que estou tentando fazer agora?", "Meu ambiente favorece ou atrapalha minha concentração?", "Preciso de uma pausa agora e alinhar minhas ideias"?
4. Evite sobrecarga e seja assertivo ao recusar demandas Dizer "não" no ambiente profissional exige equilíbrio, clareza e educação. Em dias com muitas demandas, filtrar e executar as atividades com estratégia é fundamental. Se colegas o abordarem para conversas paralelas, recuse com gentileza, explicando sua necessidade de manter o foco e cumprir suas responsabilidades. Dica de ouro: Antes de iniciar o dia, reflita: "Tenho clareza sobre o que realmente merece meu tempo?", "Estou dizendo 'sim' para tudo e 'não' para meu próprio foco?", "Estou assumindo mais do que consigo entregar com qualidade?".
5. Adote ferramentas tecnológicas para otimizar a gestão do tempo e tarefas Estamos na era da tecnologia, e por que não explorar as ferramentas que podem simplificar o nosso planejamento para obter melhores resultados no âmbito corporativo? Empresas que integram tecnologia à rotina ganham em foco, eficiência e desempenho. Reconhecer que a tecnologia impulsiona a produtividade é essencial para o crescimento organizacional.
Dica de ouro: Utilize aplicativos e/ou softwares como Trello, Google Agenda, Notion, Google Keep ou planilhas personalizadas com planejamento diário, semanal e mensal.
No atual cenário em que as empresas se reinventam constantemente, adotar práticas eficazes e inteligentes de gestão do tempo é um diferencial competitivo. Portanto, impulsionar a produtividade com ferramentas estratégicas é, hoje, uma das bases do desenvolvimento empresarial.
Pedro Mariano é graduando em Ciências Contábeis. Foi bolsista nos cursos de Liderança Resiliente e Líderes de Aprendizagem pela Harvard University, e de Mercado Financeiro pela Yale University. É diploma em Transações Imobiliárias, escritor, pesquisador e colunista, tendo publicado em diversos jornais brasileiros. Membro da Academia Massapeense de Letras, da Associação Cearense de Escritores (ACE) e do Clube dos Poetas Cearenses.