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Mercado de franquias soma R$ 69,9 bilhões e atrai empreendedores de todas as gerações
O franchising brasileiro ultrapassou o número de 200 mil operações no segundo trimestre de 2025, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além disso, o segmento registrou um crescimento de 14,2% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 69,9 bilhões. Números que reforçam o potencial do mercado, como uma opção atrativa para empreendedores de diferentes gerações, seja um jovem em busca do primeiro negócio, um profissional em transição de carreira ou uma pessoa aposentada que deseja empreender.
Segundo Lucien Newton, vice-presidente da vertical de Consultoria do Ecossistema 300 Franchising, uma das maiores potências do franchising nacional, o segredo está em alinhar o investimento ao perfil do empreendedor e ao momento de vida em que ele se encontra. “Mesmo sendo uma franquia, é um negócio estruturado que exige dedicação, planejamento e identificação com a marca e o modelo operacional. A vantagem é ter um caminho trilhado, com suporte e processos testados, mas isso não elimina o papel do franqueado como gestor do dia a dia. É ele quem vai transformar esse modelo em um negócio de sucesso independentemente da faixa etária”, comenta.
Cada fase da vida traz vantagens e desafios diferentes para quem deseja empreender. A geração Z, por exemplo, costumam ter mais energia e abertura a inovações, mas podem carecer de experiência em gestão. Já profissionais mais maduros, que acumulam vivência no mercado de trabalho, podem aplicar os conhecimentos administrativos e de liderança, mas devem se atentar à curva de adaptação tecnológica e à rotina operacional do negócio. Lucien orienta que, independentemente da idade, é fundamental fazer uma autoavaliação, considerando as próprias habilidades, como por exemplo identificar os pontos fortes e entender se o perfil é mais estratégico ou operacional.
Além disso, antes de fechar qualquer contrato, a pessoa deve investigar a fundo a rede franqueadora. “Entender o histórico da marca, conversar com franqueados ativos e analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) são passos obrigatórios. Não se deixe levar apenas pelo nome da marca. Analise a estrutura, o suporte oferecido e os números do negócio. É isso que vai sustentar o crescimento a longo prazo”, orienta o especialista.
Para finalizar, Lucien ressalta que toda jornada de sucesso no franchising começa com um passo essencial: a diligência. “É necessário pesquisar, questionar, planejar para tomar a decisão. Seguindo essas orientações, aumentam significativamente as chances de escolher uma franquia sólida e alcançar bons resultados”, conclui.
Por Carla Osada