
Foto: Lúcia Alfaya
Grátis! Centro Histórico sedia a mostra inédita “Solitude”, da artista Lucia Alfaya, no dia 17 de outubro
Os apaixonados por artes plásticas, em Salvador, receberão um presente no próximo dia 17 de outubro. Trata-se da exposição ‘Solitude’, que ocupará os salões do M.E. Ateliê da Fotografia, no Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 19h30. Com entrada franca, a vernissage traz a assinatura da artista baiana Lucia Alfaya e curadoria do fotógrafo Mario Edson.
A exposição está localizada na Ladeira do Boqueirão, 6, com visitas abertas entre 18 de outubro à 16 de novembro, sempre de sexta à domingo, das 16h às 19h.
Mergulhando na solidão do homem pós-moderno, Alfaya passeia com maestria pelo isolamento humano, ora facilitado pelo virtual, ora afastada cada vez mais do contato físico. Em ode ao individualismo do homem contemporâneo – retrato do filósofo francês Gilles Lipovetsky – a artista dá vida à treze obras em dimensões diversas.
O cenário introspectivo e os rostos anônimos são características marcantes nas telas, evidenciado nas obras A Busca, Noite Solar, Eu, Superação e Claustro no Espelho I. Na visão do artista plástico e crítico César Romero, “há um refinado cuidado artesanal e um bom domínio da técnica da pintura. Lúcia Alfaya veste suas telas de alheamentos, que questionam o lugar que vivemos e o nosso pertencimento, numa ampla variedade de formas geométricas. Um não lugar, onde suas personagens anônimas, sem rosto, vazadas, podem estar olhando pontos inexistentes, absortos em sua incomunicabilidade”.
A mostra inédita é fruto de quinze anos (2010 - 2025) de dedicação artística, aperfeiçoadas através da técnica mista sobre tela. O caminho para às Belas Artes, no entanto, é trilhado por Lucia desde os anos 2000, quando adentrou a Escola Caminho das Artes. Após ganhar destaque no VII Salão Bahia Marinhas, em 2009, a pintora retorna à cena com Solitude; conquistando os aplausos de críticos e admiradores das artes plásticas na Bahia.
“Nesse trabalho, eu trago a solidão do homem pós-moderno, nutrida pelo medo da violência e facilitada pelas conexões virtuais. Aqui, temos personagens solitários, em cenários assépticos; eles podem estar olhando para dentro ou para fora, não se sabe, pois não possuem rostos, são anônimos como a solidão que os consome”, conclui.
SERVIÇO:
[Exposição gratuita “Solitude”, da artista baiana Lucia Alfaya]
Vernissage: 17 de outubro, às 19h30
Visitação: 18 de outubro à 16 de novembro
Horário: das 16h às 19h
Entrada: gratuita
Local: M.E. Ateliê da Fotografia, Ladeira do Boqueirão, 6 – Santo Antônio Além do Carmo
Por Anna Vilarina