
Foto: Gabriela Daltro
CASACOR Bahia 2025 firma parceria com a UFBA e abre espaço inédito para alunos na mostra
A CASACOR Bahia 2025 reforça seu papel como plataforma de formação e visibilidade para novos talentos por meio de uma parceria inédita com a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a segunda escola de artes em nível superior do Brasil. Estudantes dos cursos de Design de Interiores, Design e Artes Visuais, passaram a integrar a mostra de duas formas: atuando como estagiários nos ambientes assinados por profissionais e assinando também, pela primeira vez, um dos espaços da mostra.
A parceria começou a ser desenhada ainda na edição anterior da mostra, quando a coordenadora e designer Bruna Dória levou um grupo de alunos para uma visita guiada. A acolhida positiva e o impacto da experiência motivaram a proposta de um novo passo: permitir que os estudantes vivenciassem a CASACOR também nos bastidores. Em 2025, a ideia se concretizou em duas frentes. A primeira, por meio de um edital aberto aos estudantes da universidade para participação como estagiários-monitores nos ambientes da mostra — uma oportunidade de contato direto com profissionais do setor e com o público. A segunda, com a criação de um ambiente autoral totalmente desenvolvido por alunos da disciplina Laboratório IV do curso de Design de Interiores da EBA/UFBA, sob orientação de Bruna.
O espaço criado pelos estudantes é o “Lavabo Entre Ondas”. O projeto parte do conceito central da CASACOR Bahia 2025 — “Semear Sonhos” — e une sustentabilidade, acessibilidade e inovação. Os alunos também assinam acessórios do espaço, reforçando o caráter criativo e prático da formação em design.
A disciplina Laboratório IV, ministrada por Bruna Dória, é dedicada à criação de projetos em caráter efêmero — como mostras, estandes, instalações e espaços cenográficos. O conteúdo do semestre foi cuidadosamente alinhado ao cronograma da mostra, permitindo que os estudantes vivenciassem todas as etapas do processo: desde o conceito até a entrega final do espaço. A turma foi dividida em grupos responsáveis por projeto executivo, produção e comunicação, criando plantas técnicas, desenvolvendo a identidade visual, negociando com fornecedores e cuidando de orçamentos e contrapartidas.
A presença de uma aluna com deficiência auditiva no grupo também trouxe uma perspectiva enriquecedora sobre acessibilidade, refletida nas escolhas de projeto. “Eu falo para eles que quando vivemos um momento histórico, muitas vezes não temos noção da sua dimensão. “Como ex-aluna da UFBA, poder proporcionar essa vivência é uma forma de devolver tudo que a vivência universitária me deu.”
A diretora da CASACOR Bahia, Magali Santana, celebra o resultado da parceria: “A CASACOR sempre foi uma vitrine para grandes nomes da arquitetura e do design, mas entendemos que ela também pode ser um portal de entrada para os talentos em formação. Essa troca entre estudantes e profissionais experientes enriquece a mostra e prepara melhor o futuro do setor.” A experiência desses alunos marca a edição de 2025 e inaugura uma nova perspectiva sobre o papel da mostra na formação de novos profissionais: um espaço onde a teoria se encontra com a prática.
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2025 chega à sua 31ª edição na Bahia, na Casa Nossa Senhora das Mercês, um dos edifícios mais antigos de Salvador, no coração da cidade.
Serviço
Data : 8 de julho a 7 de setembro
Local – Casa Nossa Senhora das Mercês – Av. Sete de Setembro, 1105, Salvador, Bahia
Horários de visitação – Terça a domingo, 15h às 22h
Preço – R$ 100 / R$ 50
Por