Foto: Divulgação
ABI lança no próximo sábado (14), a 6ª edição da Revista Memória da Imprensa
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) promove neste sábado, 14 de dezembro, o lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa, uma publicação que preserva, como relíquia viva, os relatos de quem moldou o jornalismo baiano ao longo das últimas décadas. Às 9h30, a instituição receberá, no Auditório Samuel Celestino, na Praça da Sé (Centro Histórico), jornalistas e fotojornalistas, pesquisadores e apaixonados pela comunicação e pela cultura.
A programação gratuita inclui uma roda de conversa sobre comunicação e tecnologia, com a participação dos articulistas da edição, e um show do Quarteto Fred Dantas. A revista será distribuída gratuitamente.
O projeto, nascido há 18 anos como uma série de documentários, transformou-se em revista imprensa e digital em 2020. Desde então, dedica-se a registrar a memória de profissionais que foram testemunhas e narradores de momentos cruciais da história da imprensa na Bahia. A cada edição, a revista amplia o diálogo entre gerações, oferecendo depoimentos que capturam a essência de um ofício em constante reinvenção.
Nesta edição, intitulada “Decifra-me ou te devoro: O enigma da IA para o jornalismo”, vozes emblemáticas ecoam em páginas cuidadosamente elaboradas. Clementino Heitor de Carvalho relembra os tempos em que os jornais tinham grande influência na vida das cidades; Zé Raimundo recorda sua trajetória de quatro décadas de reportagens, enquanto Perfilino Neto demonstra seu vasto conhecimento sobre o rádio e a Música Popular Brasileira. As páginas resgatam a história de coragem e destemor de Margarida Neide, a primeira fotojornalista a cobrir futebol na Bahia, e também trazem as passagens e histórias dos 55 anos de Paulo Roberto Sampaio no jornalismo.
O
ensaio “3M” celebra três mestres da fotografia – Milton Mendes, Manoel
Porto e Manu Dias –, cujas lentes captaram os pulsos da
redemocratização. Já os artigos dos especialistas Gabriela de Paula, Pyr
Marcondes, autor do livro “Jornalismo 4.0”, lançado pela plataforma
Aurora, da startup de mídia Alright, Lucas Reis, presidente
da ABMP, e Suzana Barbosa, professora da Facom e coordenadora do
Pós-Com, convidam a um mergulho no futuro do jornalismo, abordando os
desafios e oportunidades trazidos pela inteligência artificial, tema
central do sexto número da publicação.
Fechando a edição, um bloco homenageia José Carlos Teixeira com um texto emocionante assinado por seu filho, João Pedro Pitombo, lembrando a força da escrita de Teixeira e seu legado como exemplo de ética e criatividade, além dos depoimentos da viúva Lenilde Pacheco e dos amigos Zé de Jesus Barreto, Pedro Formigli, Paolo Marconi, Carlos Navarro e Adilson Borges.
Programação
9h – Recepção no Museu de Imprensa
9h30 – Abertura
do Auditório Samuel Celestino, com pronunciamento do presidente da ABI,
Ernesto Marques, e do fundador e presidente da Alright, Domingos Secco
10h – Roda de conversa sobre Comunicação e IA
11h50 – Bate-papo com os entrevistados
13h00 – Tributo a Perfilino Neto, com apresentação do Quarteto Fred Dantas (trombone, sax, piano e bateria)
SERVIÇO
Lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa
Data: 14/12
Hora: 09h30
Local: Auditório Samuel Celestino (8º andar da ABI), Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Salvador
Evento gratuito
Fonte: ABI