Foto: Divulgação
Aos 19 anos, brasileiro Luiz Henrique Assunção inicia trajetória
Luiz Henrique começou a jogar futebol aos 6 anos, na escolinha do Grêmio, onde conquistou o Campeonato de Interclubes aos 8. Aos 9 anos, integrou a base do Corinthians e disputou seu primeiro Campeonato Paulista Sub-11 pelo Audax FC. A evolução seguiu de forma consistente: aos 10, foi campeão da Taça Internacional de São João da Boa Vista Sub-13; aos 12, conquistou a Paulista Cup pelo Grêmio Osasco.
Na sequência, o jogador seguiu acumulando experiências importantes nas categorias de base. Aos 15 anos, disputou o Campeonato Paulista pelo Referência FC e, aos 16, atuou no Paulista Sub-17 pelo EC São Bento. Além disso, teve passagens por grandes clubes do futebol nacional, como São Paulo e Flamengo, ampliando sua formação técnica e competitiva.Aos 18 anos, Luiz Henrique viveu sua primeira experiência internacional, atuando pelo Villena CF, na primeira divisão da Federação de Futebol da Comunidade Valenciana (FFCV), na Espanha. O período no futebol espanhol foi fundamental para sua adaptação ao estilo europeu e abriu caminho para a oportunidade em Portugal.
Sobre a assinatura do primeiro contrato profissional na Europa, o atleta destaca o peso simbólico do momento.
“O que passa pela minha cabeça é um enorme sentimento de gratidão e realização. Assinar meu primeiro contrato profissional na Europa e vestir a camisa do Sporting Clube da Covilhã é a concretização de um sonho pelo qual trabalhei a vida inteira. Nesse momento passa um filme da minha trajetória, de todas as dificuldades e das pessoas que sempre acreditaram em mim”, afirma Luiz Henrique.Ao refletir sobre sua formação no Brasil e no exterior, o jogador ressalta como cada etapa foi determinante para sua evolução.
“Quando
olho para tudo o que vivi na base, no Brasil e na Espanha, percebo que
cada etapa me preparou de um jeito diferente. No Brasil aprendi a
competir, a ser resiliente e a nunca desistir mesmo quando as coisas
pareciam difíceis. Na Espanha evoluí muito taticamente e entendi o nível
de exigência do futebol europeu”, explica.
Segundo Luiz Henrique, esse conjunto de experiências foi essencial para chegar preparado ao novo desafio.
“Essas vivências, junto aos desafios e sacrifícios do caminho, me tornaram mais forte, mais focado e mais preparado para esse novo momento da minha carreira”, completa.
Agora no Sporting Clube da Covilhã, Luiz Henrique Assunção inicia oficialmente sua trajetória como jogador profissional no futebol europeu, representando mais um nome da nova geração brasileira que busca espaço e consolidação fora do país.
Por Erica Matos
