Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Expansão da energia solar no Brasil aquece demanda por profissionais qualificados
O
setor de energia solar atraiu investimentos de R$ 59 bilhões para o
mercado brasileiro em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de
Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Nos últimos sete anos, a
capacidade instalada de fontes geradoras de energia e solar fotovoltaica
aumentou mais de 40 vezes no Brasil. Em 2017, a geração estava em torno
de 1 gigawatt (GW), enquanto que, nos primeiros meses de 2024, já
ultrapassou 42 GW.
O crescimento deste mercado, que reúne mais de
3,3 milhões de unidades consumidoras atendidas pela tecnologia
fotovoltaica, gerou mais de 780,1 mil empregos verdes desde 2012,
segundo estudos da Absolar. Com o aquecimento da demanda, cresce também a
necessidade de incrementar a formação dos profissionais que atuam da
cadeia de vendas até a integração.
O mercado tem exigido maior
formação em etapas como acompanhamento de créditos e compensação de
energia elétrica nas contas, tratativas com concessionárias de energia
elétrica, processos de limpeza nos módulos fotovoltaicos, intermediação
com fabricantes e monitoramento e substituição de equipamentos. Em um
segmento cada vez mais competitivo, a profissionalização das equipes de
venda tem sido decisiva na geração de novos negócios, afirma Gustavo
Mota, sócio-fundador do Grupo Mola.
Mota será um dos palestrantes
da 3ª edição da Imersão Orion, que acontece nos dias 2 e 3 de novembro,
em São Paulo. O evento, da SolarZ Educação, empresa do Grupo Mola,
focado no mercado de energia solar, tem o objetivo de auxiliar a
expansão de empresas que atuam no setor de energia solar fotovoltaica. O
sócio fundador do Grupo Mola ressalta que o evento é uma oportunidade
para os empresários que atuam nesse segmento otimizarem processos que
vão alavancar vendas e gerar novos negócios.
“Mesmo ocupando o 6º
lugar no mundo em produção de energia solar, o empresário brasileiro do
setor ainda enfrenta significativos desafios para manter a sua
sustentabilidade, como a falta de políticas públicas mais agressivas e
ao alto custo dos equipamentos. O objetivo da Imersão Orion é capacitar
empresários e gestores para tornarem seus negócios mais eficientes e
lucrativos”, afirma o empresário.
Além de assistir a palestras
com empresários e especialistas no setor de energia solar, os
participantes do evento poderão ter acesso a sessões de mentoria
exclusiva. “Este é um ambiente ideal para quem busca networking de
qualidade e quer estreitar laços com profissionais influentes do setor”,
diz um dos mentores do evento.
Entre os palestrantes da 3ª
edição da Imersão Orion, da SolarZ Educação, estão: Gustavo Malavota,
sócio-fundador do Grupo Mola; Thiago Silvano, CEO e fundador da Solar Z
Tech; Hewerton Martins, presidente da Associação Brasileira Movimento
Solar Livre (MSL), referência em políticas de incentivo ao setor solar
no Brasil; Jomar Britto, presidente da Associação Frente Mineira de
Geração Distribuída (FMGD); Frank Araújo, CEO da Ative Energy,
especialista em soluções energéticas inovadoras e integradas; e Geovane
Martins, CEO do Grupo VMX, que compartilhará sua ampla experiência em
gestão e expansão de negócios no setor de energia solar.
As inscrições estão abertas e ainda há vagas disponíveis.
Por Maria Marinho