Representantes da CAIXA e do BNDES participam da assinatura de ACT / Foto: Divulgação
CAIXA E BNDES ASSINAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA VIABILIZAR A EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL
“A celebração desse protocolo fortalece a parceria da CAIXA e do BNDES para alavancar a agenda de desenvolvimento do Brasil. A parceria reúne a expertise dos dois bancos públicos no campo da habitação popular, mobilidade e saneamento, em prol da população que mais necessita”, ressalta o presidente da CAIXA, Carlos Vieira.
Os bancos também irão desenvolver projetos que viabilizem a construção de habitações populares. A iniciativa vai constituir carteira de projetos de investimentos para a identificação de fontes de recursos alternativas ao FGTS e SBPE. O foco é no desenvolvimento de competências complementares para estruturação de instrumentos de garantia e securitização de crédito visando fomentar a expansão de crédito habitacional no Brasil.
“Essa parceria marca um novo patamar na relação entre o BNDES e a CAIXA , dois bancos públicos fundamentais para o crescimento do país com geração de emprego e renda. Juntos, vamos contribuir ainda mais para as políticas públicas de saneamento e mobilidade urbana, atuando pelo desenvolvimento sustentável do país”, observou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Por meio de parcerias público-privadas (PPPs) e Concessões, serão estruturados projetos de investimentos em infraestrutura, com fonte de recursos específicos, tais como: Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicação (FUST), Fundo Nacional de Mudança Climática (FUNDO CLIMA), Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR) e Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS). Além da viabilização da atuação do BNDES como agente financeiro do FGTS para o desenvolvimento de projetos de saneamento ambiental e mobilidade urbana.
Fonte: CAIXA