Residentes do HSPE são convocados como médicos para campeonatos nacionais
Dois jovens residentes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), foram convocados para compor a equipe de médicos dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e dos Jogos da Juventude de 2024.
O residente Thomas Brolin, residente do 2º ano do Serviço de Medicina do Exercício e do Esporte do HSPE, foi convocado para ser médico dos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, marcado para ocorrer entre os dias 13 e 28 de novembro deste ano, em João Pessoa, na Paraíba.
O médico Gabriel de Martin Rossoni, residente também do 2º ano, compôs a equipe de medicina esportiva no JUBsa agora em outubro também no maior evento de esporte universitário da América Latina, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em Brasília.
A proposta dos jogos, nos diferentes estados do Brasil, tem como foco a promoção da saúde, a formação atlética e a inclusão de jovens no esporte. Nas duas competições, há modalidades olímpicas em que os competidores de diferentes instituições têm interesse em vencer e, em alguns casos, se prepararem para seguir carreira profissional no esporte.
Para Samir Daher, Diretor Médico do serviço de Medicina do Exercício e do Esporte do HSPE, participar de jogos dessa magnitude é uma experiência máxima para os residentes. “Eles colocam em prática todo aprendizado daespecialidade. É possível fazer atendimentos de urgência e emergência no campo esportivo e até acompanhar atletas de alto rendimento. OHSPE tem, em sua maioria, maior foco no atendimento em pacientes crônicose um pouco menos em atletas. Com a oportunidade dos eventos, os residentes podem complementar a formação”, explica.
Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de
São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual.
Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de
160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas,
entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.
São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo
hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises
clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no
interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na
Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo,
vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.
Por Marina de Freitas