Grupo de inscritos no curso com o professor Kadu (@ingridvianafoto)
Instituto Etiene Medeiros fortalece atuação com neurodivergentes por meio de formação em esporte inclusivo
Por Doro Jr. e Deborah Mamone
O Instituto Etiene Medeiros (IEM)
reuniu profissionais e estudantes para uma capacitação voltada à atuação
com neurodivergentes no esporte. Realizado em três etapas, o "Esporte e
Desenvolvimento - Intervenções que Transformam" levou até o Recife
(PE), no sábado (18), o Prof. Dr. Kadu Monteiro para o encerramento do
curso, de forma presencial, em uma imersão que reuniu 50 participantes,
no COMPAZ Leda Alves. No total, foram 200 inscritos - presencial +
on-line.
Foi a vivência prática do curso, gratuito, que contou com duas etapas anteriores: a primeira, gravada, com cinco módulos e conteúdos essenciais, e a segunda, um encontro on-line, conduzido ao vivo pelo professor Kadu, no dia 8 deste mês, para aprofundar os temas, revisar os pontos mais importantes e abrir espaço para a terceira etapa, presencial. Kadu é doutor em Ciências da Atividade Física, com atuação no Comitê Paralímpico Brasileiro e fundador da Special Sports Kids, com mais de 20 anos de experiência em esporte inclusivo.
A formação foi direcionada para quem quer dar um passo além e entender como a Educação Física pode ser um caminho real de inclusão, respeito e cidadania de crianças e jovens. Uma capacitação para quem acredita que o esporte é muito mais do que movimento físico.
O curso buscou fazer com que os participantes passem a atuar com mais consciência e impacto com neurodivergentes no esporte, dominando a inclusão, compreendendo diferentes deficiências e transtornos do neurodesenvolvimento, como TDAH e TEA, para agir com mais segurança; quebrando barreiras, entendendo, na prática, a diferença entre igualdade e equidade; e aplicando no dia a dia, conhecendo estratégias pedagógicas que fazem sentido na rotina das aulas.
Capacitação sem sair de Recife
Com a
organização do evento, o IEM proporcionou aos inscritos a capacitação
sem ter de se deslocar para outra cidade ou estado, trazendo até o
Recife um especialista no assunto, reconhecido em sua área de atuação. E
foi ao encontro dos objetivos do Instituto junto a crianças e jovens,
com seus diferentes projetos.
Uma experiência transformadora, com intervenções baseadas em evidências, estratégias para desenvolvimento integral e realizando experiências práticas com o professor Kadu, mostrando como o esporte transforma realidades. O curso foi realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com incentivo do Banco BV e B3 e do Governo Federal.
Fonte: ZDL Sports
