Créditos: depositphotos.com / operations@newsimages.co.uk
Gabriel Jesus lidera média de participação em gols no Arsenal desde retorno aos gramados
Desde que voltou aos gramados após a lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, Gabriel Jesus tem sido o atacante mais eficiente do Arsenal quando o assunto é participação direta em gols. Em levantamento realizado por meio da plataforma de dados Flashscore, ele aparece com a melhor média de minutos por participação em gol entre os atacantes do elenco que disputaram ao menos 10 jogos desde dezembro, mês em que o brasileiro voltou a estar disponível.
Entre 10 de dezembro de 2025, data de seu retorno em partida contra o Club Brugge, e 18 de fevereiro de 2026, Jesus disputou 18 partidas, seis como titular, somando cinco gols e duas assistências em 675 minutos em campo. Os números indicam que o camisa 9 participa de um gol a cada 96 minutos, marca superior à de todos os demais atacantes dos Gunners no período analisado.
O desempenho recente consolida a crescente importância do brasileiro no sistema ofensivo comandado por Mikel Arteta. Mesmo alternando entre titularidade e entradas ao longo das partidas, Jesus tem sido decisivo sempre que acionado, oferecendo mobilidade, intensidade na pressão e capacidade de associação com os companheiros.
Um dos momentos mais marcantes dessa retomada aconteceu na vitória por 3 a 1 sobre a Inter de Milão, pela Champions League, quando o atacante marcou duas vezes e foi eleito o melhor jogador da partida. Com os gols, tornou-se o quinto brasileiro com mais gols na história da competição, ao lado de Rodrygo, do Real Madrid, ambos com 26 bolas na rede. Já no âmbito nacional, o atleta busca nesta temporada o quinto título da Premier League desde que chegou à Inglaterra, além da possibilidade de vencer a quinta Carabao Cup – nesse ano o Arsenal disputará a final contra o Manchester City, em março.
Desde a volta da lesão, Jesus também vem recebendo elogios públicos de Arteta, que destacou a capacidade do atacante de conectar o jogo ofensivo da equipe. “Ele traz algo a mais. Tem uma qualidade muito especial, que é a de conectar todos ao seu redor, e isso nos torna melhores como equipe”, afirmou o treinador.
Antes da lesão sofrida em janeiro de 2025, o brasileiro já vivia bom momento, com sequência como titular e seis gols em quatro partidas. Agora, recuperado fisicamente, Gabriel Jesus busca manter a regularidade para se firmar de vez no Arsenal e voltar a figurar entre as opções da Seleção Brasileira visando a Copa do Mundo de 2026.
Comparativo entre atacantes do Arsenal
(desde o retorno de Gabriel Jesus, em 10/12/2025 - jogadores com 10 ou mais jogos)
Gabriel Jesus
18 jogos (6 como titular)
5 gols
2 assistências
675 minutos
Minutos para participar de gol: 96
Noni Madueke
15 jogos (12 como titular)
5 gols
2 assistências
863 minutos
Minutos para participar de gol: 107
Martinelli
18 jogos (9 como titular)
8 gols
0 assistência
893 minutos
Minutos para participar de gol: 111,6
Gyokeres
18 jogos (14 como titular)
7 gols
2 assistências
1.124 minutos
Minutos para participar de gol: 124,9
Bukayo Saka
16 jogos (11 como titular)
1 gol
4 assistências
1.055 minutos
Minutos para participar de gol: 211
Leandro Trossard
17 jogos (11 como titular)
1 gol
3 assistências
1.016 minutos
Minutos para participar de gol: 254
Havertz
6 jogos (3 como titular)
2 gols
2 assistências
223 minutos
Não entra no recorte mínimo de 10 jogos
Max Dowman
Sem participações em gols
Por Leonardo Novaes
