Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Projeto da OSBA ‘Cameratas nos Museus’ retorna em fevereiro com apresentações gratuitas em museus de Salvador
O projeto da Orquestra Sinfônica da Bahia 'Cameratas nos Museus' retorna em fevereiro para quatro espaços culturais de Salvador. Entre os dias 19 e 25 deste mês, o Museu da Misericórdia, o Museu de Arte da Bahia, o Museu Geológico da Bahia e o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto receberão apresentações gratuitas dos grupos de música de câmara da OSBA (Quadro Solar, Bahia Cordas, Opus Lumen e Quarteto Novo), formados por músicos integrantes da Orquestra.
A programação de fevereiro tem início no dia 19/02 (quinta-feira), no Museu da Misericórdia, no Centro Histórico, com apresentações das cameratas Quarteto Novo, às 15h, e Opus Lumen, às 15h30. No dia 20/02 (sexta-feira), o Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, recebe as cameratas Bahia Cordas, às 15h, e Opus Lumen, às 15h30, dando continuidade à proposta de integração entre música de concerto e patrimônio cultural.
No dia 24/02 (terça-feira), a programação segue no Museu Geológico da Bahia, na Vitória, com apresentações das cameratas Quadro Solar, às 15h, e Bahia Cordas, às 15h30. Encerrando a programação, no dia 25/02 (quarta-feira), o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, no Corredor da Vitória, recebe as apresentações das cameratas Quadro Solar, às 15h, e Quarteto Novo, às 15h30.
Proposta - O projeto 'Cameratas nos Museus' tem como proposta levar os grupos de Música de Câmara da Orquestra a alguns dos principais museus da capital baiana, em uma ação que promove o diálogo entre a música sinfônica e as exposições desses lugares. Em janeiro deste ano, o evento já foi recebido com apresentações lotadas no Museu de Arte da Bahia, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, no Museu Eugênio Teixeira Leal e no Museu Geológico da Bahia.
As cameratas da OSBA interpretam um repertório que mescla obras clássicas para o formato de música de câmara e versões de músicas populares, dialogando com o clima do verão em Salvador. “Os quatro grupos de câmara da OSBA vão celebrar a diversidade musical, transformando cada acorde em uma ponte entre passado e presente nestes emblemáticos espaços culturais da cidade”, afirma o produtor do projeto Cameratas da OSBA, Alexsandro Castanha.
Verão na Bahia, Um Estado de Alegria - O evento 'Cameratas nos Museus' da OSBA integra a programação do 'Verão na Bahia, Um Estado de Alegria', projeto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), em parceria com suas unidades vinculadas. As ações ocupam diferentes espaços e territórios, valorizam a diversidade cultural do estado, fortalecem os artistas baianos e ampliam o acesso à arte, música e diferentes manifestações culturais.
Serviço: OSBA apresenta - Cameratas nos Museus
Datas: 19, 20, 24 e 25 de fevereiro de 2026
Entrada: Franca (sujeita à lotação do espaço)
Locais e Programação:
19/02 (quinta-feira) | Museu da Misericórdia (Centro Histórico)
15h Quarteto Novo | 15h30 Opus Lumen
20/02 (sexta-feira) | Museu de Arte da Bahia (MAB) - Corredor da Vitória
15h Bahia Cordas | 15h30 Opus Lumen
24/02 (terça-feira) | Museu Geológico da Bahia (Corredor da Vitória)
15h Quadro Solar | 15h30 Bahia Cordas
25/02 (quarta-feira) | Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (Corredor da Vitória)
15h Quadro Solar | 15h30 Quarteto Novo
Fonte: Ascom / Osba
