André Luiz Rocha | Foto: Acervo Pessoal
Sisu: estudante do Bernoulli é aprovado em Medicina na USP e em 1º lugar na UFBA
A aprovação chegou sem susto, mas o impacto foi imediato. A ficha caiu quando André Luiz Rocha, de 18 anos, resolveu calcular a própria média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que foi de 862,96 pontos. O silêncio deu lugar a gritos de euforia. “Foi ali que eu soube que dava”, lembra o estudante da 3ª série do Ensino Médio, no Colégio Bernoulli Caminho das Árvores.
Dava para sonhar alto - e deu. André foi aprovado, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 1º lugar para o curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudante também conquistou uma vaga para o mesmo curso na Universidade de São Paulo (USP).
Medicina sempre esteve no horizonte. Um desejo cultivado pela família, mas que se transformou em escolha pessoal ao longo da trajetória escolar. “É uma área com muitas possibilidades de atuação e, principalmente, a chance de ajudar pessoas”, conta. A afinidade com as ciências, somada ao incentivo da escola, foi determinante para consolidar o caminho.
A notícia das aprovações virou motivo de celebração em casa. Teve comemoração, confraternização e orgulho compartilhado. Agora, André se prepara para um novo capítulo: vai morar sozinho em São Paulo para cursar Medicina na USP, opção escolhida por ele. “Espero gostar da faculdade, fazer amigos, aproveitar o Hospital das Clínicas, que é maior referência, e as oportunidades de pesquisa que é a universidade oferece”, projeta, com a maturidade de quem sabe aonde quer chegar.
Com relação ao segredo do bom desempenho, André Luiz é direto e didático. Para ele, o sucesso no Enem passa por três pilares fundamentais: estratégia na hora do exame, resolução de provas anteriores e identificação dos próprios pontos fracos, para direcionar os estudos. “Não é só estudar muito, é estudar certo”, resume.
Mais uma história de sucesso
Aos 17 anos, Pedro Henrique Lopes Pinto vive um daqueles momentos que marcam a transição entre a escola e os grandes desafios da vida adulta. Concluindo a 3ª série do Ensino Médio no Colégio Bernoulli Caminho das Árvores, o estudante foi aprovado, via Sisu, em 1º lugar no curso de Engenharia de Petróleo da Ufba.
A conquista foi recebida com emoção logo quando conferiu o resultado. “Fiquei muito feliz ao ver a minha colocação”, conta. A alegria se espalhou rapidamente. Os pais comemoraram, os amigos parabenizaram e o apoio veio de todos os lados, reforçando a certeza de que o esforço valeu a pena.
Segundo o estudante, a escolha pela Engenharia de Petróleo foi natural, guiada pela afinidade com a área e pelas perspectivas do mercado de trabalho. Para Pedro, o caminho até o 1º lugar não foi feito apenas de horas de estudo, mas também de equilíbrio. “Não desisti da musculação e acredito que, se necessário, o acompanhamento com psicólogo faz toda a diferença. Também é importante não estudar além do limite”, aconselha.
As histórias desse estudante traduzem o compromisso do Bernoulli Educação com uma formação completa, que alia desempenho acadêmico, bem-estar e escolhas conscientes, preparando jovens para chegarem longe, com consistência e propósito.
Por Raphael Santana
