Grupo vai treinar até depois do Carnaval no norte da Bahia (Henrique Barrios / MEsp)
Fundistas da APA realizam pré-temporada na Serra dos Morgados, na Bahia
Por Doro Jr e Débora Mamone
A pré-temporada da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) segue em ritmo intenso e cercada de expectativas. Um grupo de 25 atletas da equipe está concentrado na Serra dos Morgados, no município de Jaguarari, no norte da Bahia, onde cumpre um período de treinamentos intensivos voltados à construção da base física para a temporada 2026.
A escolha do local faz parte do planejamento estratégico da comissão técnica. A região oferece condições ideais para o treinamento de alto rendimento, como altitude aproximada de 980 metros acima do nível do mar, clima mais ameno e percursos variados, fatores que contribuem diretamente para o desenvolvimento da resistência aeróbia e do condicionamento físico.
Durante a concentração, os atletas realizam treinos em trilhas, estradas de terra e trechos íngremes, além de sessões específicas de força, ritmo e velocidade, fundamentais para o desempenho em provas de longa distância.
"A pré-temporada é o momento em que se constrói a base de todo o ano. Aqui na serra conseguimos aplicar uma carga de treinos mais elevada, trabalhar a adaptação fisiológica e preparar os atletas para suportar as exigências das competições”, explicou o treinador da equipe, Marciano Barros.
Entre os atletas está Raimunda de Jesus, conhecida como Pietra, natural de Caldeirão Grande, na Bahia. Aos 25 anos, ela vive pela primeira vez a experiência de um camping de treinamento com a equipe da APA na serra e destaca os desafios enfrentados durante a preparação.
"A primeira semana foi bem pesada. O corpo sentiu o frio, o clima, a altitude e também a adaptação aos percursos. Mas, com o passar dos dias, fui me ajustando. Está sendo uma experiência incrível e quero aproveitar ao máximo enquanto estiver aqui. Acredito que vou sair ainda mais forte do que estava em 2025”, projetou a atleta.
A programação na Serra dos Morgados segue até depois do Carnaval. Após o período de treinos, os atletas retornam para as suas cidades, onde darão sequência à preparação com ajustes específicos para as competições do calendário 2026.
A APA - Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Fonte: ZDL Sports
