Cooperativa CAMAPET em 2024 / Foto: Divulgação
Por meio do Recicla Solar, parceria com Festival de Verão já destinou mais de 15 toneladas de resíduos e mobilizará cooperativa de catadores na edição de 2026
Mais do que uma celebração da música e da cultura baiana, o Festival de Verão (FV) de Salvador consolidou-se como referência em sustentabilidade no setor de eventos. Pelo quarto ano consecutivo, a gestão de resíduos da festa, que espera receber mais de 30 mil pessoas por dia, contará com a parceria estratégica da Solar Coca-Cola, uma das maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola no País. Confirmada para os dias 24 e 25 de janeiro de 2026, a 25ª edição do FV terá 12 apresentações principais que irão celebrar a diversidade da música brasileira e das raízes baianas.
Por meio do projeto Recicla Solar, a Solar Coca-Cola montará uma central de triagem para realizar a coleta e o processamento de materiais em tempo real. A operação mobilizará 32 catadores por dia da Cooperativa CAMAPET, profissionais que são parte fundamental para a economia circular, transformando resíduos em fonte de renda. O objetivo é dar continuidade ao legado de impacto positivo estabelecido nas últimas edições: no acumulado dos últimos três anos, a parceria evitou o descarte no meio ambiente de mais de 15 toneladas de materiais, saltando de 2 toneladas em 2023 para 9 toneladas em 2025. A expectativa é de superar esse número na edição deste ano.
Para Elenildes Duarte, presidente da CAMAPET, a presença no festival é uma oportunidade vital de dar visibilidade ao trabalho da categoria enquanto agentes ambientais. "Estar no Festival de Verão com a Solar fortalece nossa autoestima e garante renda para dezenas de famílias. É um espaço de destaque onde mostramos ao público que o descarte correto transforma o que seria lixo em dignidade e desenvolvimento", destaca.
Para incentivar o descarte consciente, a Tenda Sustentável apostará numa dinâmica interativa em que o público poderá trocar embalagens plásticas e latas vazias por brindes exclusivos. A ação visa educar de forma lúdica, tornando a reciclagem parte da jornada de entretenimento. Uma das grandes novidades desta edição é a implementação da logística reversa do isopor, além do vidro, plástico e alumínio, como já acontecia nas edições anteriores. Esta nova operação garante que o resíduo de Isopor seja transformado em insumo para a indústria da construção civil, fechando o ciclo de descarte de mais um material e promovendo a inovação na economia circular.
"Mais do que fornecer bebidas, nossa atuação garante que uma celebração desta magnitude ocorra com responsabilidade socioambiental. Por meio do Recicla Solar conseguimos integrar a sustentabilidade à experiência do público, exaltando o trabalho essencial dos catadores e deixando um impacto positivo concreto para a Bahia", destaca Willy Bezerra, diretor regional da Solar Coca-Cola.
Impacto do Recicla Solar na Bahia
Idealizado em 2021 para ampliar a reciclagem de PET, o Recicla Solar já destinou mais de 62 mil toneladas de material pós-consumo para a reciclagem em toda a área de atuação da companhia. Na Bahia, o impacto é ainda mais profundo: o estado alcançou a marca de 100% de neutralidade de PET. Isso significa que a Solar coleta e destina para a reciclagem a mesma quantidade de embalagens PET que coloca no mercado baiano. Somente no território da Bahia, a empresa já reciclou mais de 19 mil toneladas de resíduos e atende 21 cooperativas, mantendo também parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para a capacitação dos profissionais que trabalham com reciclagem, promovendo o desenvolvimento de quem vive da coleta de resíduos.
"Nossa atuação na Bahia vai muito além da operação industrial; estamos ativamente promovendo transformação positiva seja no viés ambiental, social ou econômico. Ficamos orgulhosos em contribuir para que um dos maiores eventos do Nordeste seja marcado pela sustentabilidade e respeito ao meio ambiente baiano", pontua Alana Barros, coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola.
Experiências de Marca e Inclusão
Além da sustentabilidade, o público vivenciará ativações das marcas do Sistema Coca-Cola, com DJs, distribuição de sampling e brindes. A música e a gastronomia ganham destaque na ativação da patrocinadora master do evento, que assina a curadoria do Palco Rua, by Coke Studio, e o Coca-Cola Food Fest. A Schweppes Mixed Drinks também marcará presença com o lançamento do sabor do verão: a Caipivodka de Maracujá.
A edição de 2026 aprofunda, ainda, o compromisso com a inclusão. O evento contará com áreas exclusivas para pessoas com deficiência, rampas de acesso, banheiros acessíveis, tradução em Libras e um Ponto de Acolhimento com equipe multidisciplinar (psicólogos, assistentes sociais e advogados). Todas as estruturas foram projetadas sob rígidos critérios de acessibilidade, garantindo que a participação do público seja inclusiva e acolhedora para todos.
Sobre a Solar Coca-Cola — A Solar é uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola e conta com 13 fábricas espalhadas pelo Brasil. Com cerca de 120 centros de distribuição, entre próprios e terceirizados, a empresa atua em cerca de 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste. A Solar conta com mais de 19 mil colaboradores e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda, impactando positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.
Por Alice Araújo
