Foto: André Fofano
Pedro Pondé lança “071”, música que celebra cultura, ancestralidade e identidade soteropolitana
Inquietação, consciência e ancestralidade formam o eixo criativo de “071”, música que surge da parceria entre Pedro Pondé, João Xaxier e Fernando Macuna, em uma construção musical potente, visceral e orgânica, que se afirma entre memória e celebração, profundamente conectada ao território de Salvador. A faixa será lançada no próximo dia 23 de janeiro, em todas as plataformas de streaming.
Com letra assinada por Pedro Pondé, a canção nasce como um gesto de afirmação cultural. Inspirada pelo documentário “Àkàrà – No Fogo da Intolerância”, “071” responde de forma direta às tentativas recorrentes e inúteis de apagamento do candomblé da história brasileira, evidenciando a violência simbólica enfrentada pelas culturas de matriz africana. Nesse sentido, “071” se insere em um campo de resistência, afirmação cultural e pertencimento.
O título da canção faz referência direta ao casamento histórico entre o samba e o reggae, eternizado por Neguinho do Samba, e reverbera influências que atravessam gerações, como Bob Marley, MiniStereo Público, Olodum, Ilê Aiyê e o próprio BaianaSystem, fundamentais para a renovação das formas de produção musical na Bahia. A reverência se estende às Baianas de Acarajé, não apenas pela comida que alimenta corpos e afetos, mas por representarem um símbolo vivo de resistência cultural, espiritual e política, profundamente entrelaçado à história de Salvador, da Bahia e do Brasil.
A construção sonora de 071 começa a tomar forma com uma base criada por João Xaxier, em seu home studio. Guitarras de identidade marcante e melodias precisas desenham uma atmosfera que remete às Quintas Dancehall do MiniStereo Público e dialoga com a potência criativa de projetos como o BaianaSystem. A chegada de Fernando Macuna acrescenta corpo e pulsação à faixa, com uma percussão precisa e vibrante, que se encontra a uma linha de baixo já atravessada, quase de forma intuitiva. Desse encontro, a música ganha forma — e dá liga à Liga 071.
“Quando ouvi a base que João tinha gravado em casa, senti na hora que ali tinha algo especial: as guitarras, os timbres, tudo se encaixava com muita identidade. A chegada de Macuna completou esse caminho — os tambores trouxeram pulsação e experiência. Sobre a letra, eu tinha acabado de assistir ao documentário Àkàrà e estava profundamente incomodado com artistas que, de forma inútil, insistem em tentar apagar o candomblé da nossa história. É um gesto criminoso e, sobretudo, impossível.”
Gravada, mixada e masterizada no bairro da Liberdade, no Estúdio Aquahetz, 071 reforça o compromisso do projeto com a cadeia criativa local e com a história viva de Salvador. O lançamento sai pelo Selo Digital Ruffo.
FICHA TÉCNICA
“LIGA 071”
Artista: Pedro Pondé
Composição: Música: João Xavier / Letra: Pedro Pondé
Data de Lançamento: 23/01/2026
Gravado em: AquaHertz Corp. Label
Direção & Produção
-
Direção Musical: Pedro Pondé, João Xavier e Fernando Macuna
-
Arranjo: Pedro Pondé, João Xavier e Fernando Macuna
-
Produção Executiva: Ruffo
-
Projeto Gráfico: Franco Santos
Produção Técnica
-
Engenheiro de Gravação: Marcelo Santana
-
Mixagem e Masterização: Marcelo Santana
Músicos
-
Guitarra: João Xavier
-
Programação de Bateria: João Xavier
-
Baixo: João Xavier
-
Clavinete: João Xavier
-
Percussão: Fernando Macuna
-
Voz: Pedro Ponde
-
Sintetizador: Pedro Pondé
