Foto: Divulgação
Atletas de São Caetano conquistam destaque no Campeonato Baiano de Capoeira 2025
No Novembro Negro, a capoeira, além de manifestação cultural, se mostra como esporte e ferramenta de transformação social. É o que comprovaram os atletas da Associação Cultural Bahia Ginga, do bairro São Caetano, durante o Campeonato Baiano de Capoeira 2025, realizado no último sábado (15) e promovido pela Federação de Capoeira do Estado da Bahia – FCBa.
Sob a orientação da Mestra Geisa Torres, os seis participantes conquistaram quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, garantindo vaga na equipe baiana para representar o estado no Campeonato Brasileiro de Capoeira 2025, que ocorrerá de 5 a 7 de dezembro em São Bernardo do Campo – SP.
Os treinos no São Caetano reforçam o compromisso da Bahia Ginga com disciplina, técnica e cultura da capoeira, desenvolvendo não apenas atletas, mas também valores como trabalho em equipe, autoestima e cidadania, especialmente entre crianças e jovens.
Para a Mestra Geisa Torres, “cada conquista é fruto de dedicação, treino e paixão pela capoeira. Esses resultados mostram como o esporte transforma vidas, fortalecendo talentos e formando pessoas”.
Sobre a Associação Cultural Bahia Ginga
A Bahia Ginga promove a capoeira como prática esportiva, cultural e educativa, oferecendo aulas para crianças, jovens e adultos em Salvador, aliando formação técnica com desenvolvimento pessoal e social, reforçando a capoeira como ferramenta de transformação.
Por Raquel Torres
