Fotos: Elka Macêdo
Municípios do Sertão do São Francisco alinham ações para ampliar a produção de ovos
Para fomentar a produção e a comercialização de ovos no Território de Identidade Sertão do São Francisco e, consequentemente, fortalecer a agricultura familiar, a geração de renda e a segurança alimentar, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) realizou, nesta terça-feira (25), o Encontro Territorial de Fomento da Cadeia Produtiva da Avicultura.
O evento, que contou com a parceria da BahiAter e do Consórcio Sustentável Território São Francisco (Constesf), reuniu representantes das prefeituras de Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Curaçá, Uauá, Canudos, Sento Sé, Sobradinho, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.
A proposta é que a CAR invista em infraestruturas e veículos, por meio do programa Parceria Mais Forte, possibilitando a legalização e a produção de ovos de qualidade, aptos para comercialização em mercados formais e institucionais, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo incremento na renda e melhoria na qualidade de vida das famílias agricultoras.
“Nós vamos implantar, nos 10 municípios do território, 10 classificadoras de ovos e duas casas de ração, com o apoio técnico das prefeituras. Neste momento, trouxemos técnicos e secretários de Agricultura para conhecer o trabalho da classificadora de ovos e da Casa de Ração Caatingueira, em Juazeiro. O próximo passo é a seleção das comunidades que serão beneficiadas pelas prefeituras”, explica o gerente territorial da CAR, Raul Décio.
A estimativa é de que essa parceria entre o Governo do Estado, prefeituras, consórcio e Banco do Nordeste resulte em um investimento de R$ 7 milhões, beneficiando diretamente 200 famílias que desenvolvem a criação de aves de postura.
“A ideia das classificadoras de ovos é fundamental, pois ainda temos um déficit no fornecimento de ovos no nosso estado. A proposta do Governo do Estado é fortalecer o território por meio da avicultura. Essa classificadora é um aporte para que os produtores possam sair da informalidade e vender para mercados institucionais, como é o caso das escolas”, destaca a secretária executiva do Constesf, Erica Ferreira.
Durante a programação, os participantes conheceram a Unidade de Beneficiamento de Ovos de Cacimba do Silva, gerida pela Coopercar, e a Casa de Ração Caatingueira, administrada pela Central da Caatinga. Ambos os empreendimentos foram implantados pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O presidente da Coopercar e membro da diretoria da Central da Caatinga, Márcio Passos, ressaltou a importância de uma estratégia bem definida para fomentar a criação de aves de postura. “A gente fica feliz com este encontro. Isso não é só produção, é uma cadeia produtiva que depende da venda. Um ponto importante também é a alimentação. Para vender bem, precisamos ter ração a preço acessível. Se conseguirmos produzir bem, ter ração e comercializar, com certeza seremos mais fortes e mais competitivos.”
Parceria Mais Forte
Nesta ação, a CAR atua com consórcios públicos intermunicipais para fortalecer o desenvolvimento rural na Bahia, oferecendo assistência técnica, distribuição de insumos e equipamentos, acesso ao crédito, agroindustrialização, abertura de mercados e capacitações.
Por Silvia Costa
