Evento reuniu empresários na sede da FIEB. Foto: Wilson Sabadin / Coperphoto/ Sistema FIEB
FIEB aproxima empresários de soluções de crédito em evento com o BNDES
Cerca de 300 representantes de micro, pequenas e médias empresas participaram, nesta quarta-feira (22), do evento “BNDES Mais Perto de Você”, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). A ação marcou mais uma iniciativa da FIEB para aproximar as indústrias das soluções de crédito e financiamento disponíveis e estimular novos investimentos produtivos no Estado.
O encontro faz parte de um circuito nacional promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contou, em Salvador, com a parceria da FIEB, do Sebrae Bahia, da OCEB, da Finep e do Governo do Estado da Bahia. Ao longo da tarde, os empresários puderam conhecer as linhas de crédito oferecidas pelo BNDES, tirar dúvidas com especialistas e participar de rodadas de crédito com instituições financeiras públicas, privadas e cooperativas.
Para o superintendente da FIEB, Vladson Menezes, a realização do evento na sede da Federação reforça o papel da instituição como elo entre as necessidades das indústrias e as soluções financeiras disponíveis no mercado. “Crédito é desenvolvimento. É o que permite às empresas inovar, ampliar a produção e gerar emprego e renda. O Nordeste ainda tem uma participação tímida nos créditos do BNDES, mas há espaço e, sobretudo, necessidade de crescer. Essa parceria com o banco e com entidades como o Sebrae e a OCB é fundamental para levar o crédito a mais regiões do Estado e fortalecer a pequena indústria”, destacou.
A diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES, Maria Fernanda Ramos Coelho, ressaltou o resultado expressivo da Bahia e o papel das parcerias locais para facilitar o acesso ao crédito. “A Bahia tem tido um resultado excepcional. Só neste ano, de janeiro a setembro, foram R$ 1,4 bilhão em crédito, sendo 59% destinados a micro e pequenas empresas. Estamos em Salvador para mais uma edição do BNDES Mais Perto de Você, apresentando soluções com prazos, carências e juros competitivos, inclusive abaixo da Selic, para apoiar a expansão e a sustentabilidade dos negócios”, afirmou.
A interlocutora de crédito e finanças do Sebrae Bahia, Liliane Rocha, destacou que a parceria com a FIEB é essencial para fortalecer a jornada de acesso ao crédito das empresas. “O Sebrae atua desde o pré-crédito, orientando sobre a melhor linha e gestão financeira, até o pós-crédito, apoiando a boa aplicação dos recursos. Essa aproximação com o BNDES e a FIEB é fundamental para que as micro e pequenas empresas conheçam as oportunidades e cresçam de forma estruturada”, avaliou.
A oportunidade foi elogiada pelos empresários que estiveram no evento e também participaram das rodadas de crédito, a exemplo de Valter Costa, da Sol Energia. Para ele, a ação foi uma oportunidade de encontrar caminhos concretos para investir no crescimento do negócio. “Já fiz contato com uma instituição financeira visando ampliar o capital da empresa. Antes, era difícil encontrar orientação clara para acessar crédito, mas aqui tivemos informações e oportunidades reais”, afirmou.
A FIEB vem ampliando, nos últimos anos, sua atuação em apoio ao acesso a crédito e financiamento, por meio de parcerias com instituições financeiras e agentes de fomento. O objetivo é estimular o investimento produtivo, a inovação e a competitividade industrial em todas as regiões da Bahia.
Fonte: FIEB
