
Foto: Rafael Veloso / Divulgação
Moda sustentável: exposição de formatura do Ponto da Moda reúne 40 modelos produzidos por moradores da Cidade Baixa
"Meu sonho agora é montar minha própria marca de moda praia". Esse é o desejo de Emily Sander, moradora da Cidade Baixa, em Salvador, que resume o espírito de transformação que move os 29 alunos do curso Ponto da Moda. Após meses de aprendizado intenso, eles se preparam para mostrar ao público o resultado de sua jornada, em uma exposição com 40 looks produzidos por eles próprios. O evento, para convidados, será realizado neste sábado (18), às 10h, no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai.
A exposição é resultado das histórias de superação e criatividade dos envolvidos, que foram capacitados em áreas como costura industrial, desenho técnico, empreendedorismo e sustentabilidade. A iniciativa foi realizada pela Lavoro Brasil, com patrocínio da Braskem e apoio do Condomínio Bahia Têxtil, APL Confec-BA, Sindvest, Ministério da Cultura e Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC).
Durante a formação profissional, os alunos tiveram 240 horas de aulas com instrutores especializados e acesso a um laboratório equipado com máquinas e ferramentas utilizadas na indústria da confecção, que preparam os estudantes tanto para o ingresso no setor produtivo quanto para empreender. A capacitação também busca atender ao mercado de trabalho, sempre em busca de profissionais preparados para atuar no setor.
Dos 40 modelos expostos, 32 foram confeccionados com tecidos e oito com plásticos ou materiais pós consumo. Muitas das composições foram feitas utilizando a técnica de upcycling, que reaproveita peças antigas e refugos de fábricas têxteis localizadas no próprio Condomínio Bahia Têxtil, destacando o caráter sustentável do projeto.
Outra aluna do Ponto da Moda que almeja um futuro promissor é Gabriele Sacramento, que sonha em montar a sua própria marca de confecções. “Sou de religião de matriz africana, e meu projeto é produzir roupas neste segmento. Estampas africanas, moda étnica”, conta Gabriele. Ela destaca, ainda, o caráter técnico do Ponto da Moda. “Aprendi muito, desde fazer os cortes, como operar diferentes máquinas, entre outras habilidades que também me auxiliarão a empreender”, apontou.
“Esse momento é sempre muito emocionante, pois conseguimos ver como o Ponto da Moda estimula a criatividade, o protagonismo e a visão de futuro dos participantes. Para a Braskem, investir em iniciativas como essa é fortalecer o desenvolvimento local e a geração de renda, além de incentivar práticas mais sustentáveis na indústria da moda”, destaca Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Desde sua primeira edição em 2022, o Ponto da Moda já certificou 162 alunos, com uma média de 47% de empregabilidade entre os egressos. Muitos desses ex-alunos passaram a atuar em uma das 22 fábricas instaladas no Condomínio Bahia Têxtil, fomentando a vocação econômica da região.
SERVIÇO
Evento: Exposição de formatura do Ponto da Moda 2025
Data: 18 de outubro (sábado)
Local: Condomínio Bahia Têxtil (na Rua do Uruguay, 151, Uruguai, Salvador)
Horário: 10h
Entrada: para convidados
Por Gabriel Gonçalves