
Foto: Divulgação/Freepik/Arquivo
Cansaço constante e irritação podem indicar problemas emocionais
Em meio a rotinas agitadas, o cansaço constante pode indicar mais do que simples falta de descanso. Reconhecer os sinais da mente precisando de atenção é o primeiro passo para prevenir problemas emocionais mais sérios. Buscar ajuda profissional nesse momento é fundamental para recuperar o equilíbrio emocional.
De acordo com Julyanna de Melo, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU Arapiraca, sentir cansaço mesmo após dormir o número de horas recomendado é mais comum do que parece. “Isso acontece porque a qualidade do sono é tão importante quanto a quantidade. Se ele for leve, fragmentado ou ocorrer em um ambiente inadequado, o corpo não atinge os estágios profundos de descanso, fundamentais para as recuperações física e mental”, explica.
A ansiedade, muitas vezes, se disfarça de preocupação excessiva ou dificuldade para relaxar. Quando ela se torna frequente, pode afetar o sono, a concentração e até o funcionamento do corpo.
Nesse sentido, a especialista destaca que situações simples podem se transformar em grandes desafios. “Momentos aparentemente corriqueiros, como um comentário no trabalho ou um atraso no trânsito, costumam despertar reações intensas quando existem gatilhos emocionais ligados a experiências passadas ou o cérebro está sobrecarregado. Isso é, na verdade, um sinal de alerta”, afirma.
A irritação sem motivo aparente também pode ser um sinal de que algo não vai bem. Pequenas frustrações costumam se tornar grandes conflitos quando a mente está cansada e sem receber os devidos cuidados. “O acompanhamento psicológico é um espaço de acolhimento e autoconhecimento para compreender melhor emoções, pensamentos e comportamentos. Buscar ajuda não é fraqueza, mas coragem e autocuidado”, reforça.
Investir em momentos de descanso e práticas de autocuidado é essencial para manter o bem-estar. Segundo a psicóloga, atitudes simples podem fazer diferença no dia a dia. “Realizar atividades físicas, manter uma rotina de sono e alimentação equilibrada, reservar momentos de lazer, ter contato com a natureza e até pequenas pausas, como ouvir música ou tomar um café com calma, ajudam a reduzir o estresse e trazem mais equilíbrio emocional”, orienta.
Por João Milton Santos