
Claudia, primeira campeã do Circuito (Divulgação)
Claudia Ferrari, primeira campeã do Circuito Mundial, disputa o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, em Serra
Por Doro Jr. e Deborah Mamone
depois que cheguei no Havaí no inverno, nossa, adoro fazenda, adoro praia. Aqui no North Shore de Oahu, era uma fazenda, com as melhores ondas do mundo. Eu quis ficar, vir para cá todo ano, queria poder estar o maior tempo possível e, aos pouquinhos, fui conquistando de vir, ficar de vez”.
Em 1996, depois que foi campeã mundial, Claudia recebeu o Green Card. “Os Estados Unidos não tinham uma atleta top no ranking do bodyboarding e eu pedi para defender o país. E eles me deram o Green Card como atleta com habilidade extraordinária no esporte. Foi muito legal. E, depois de quatro ou cinco anos, recebi a cidadania americana. Tudo em função do esporte”, comenta a bodyboarder, que soma ainda títulos como pentacampeã paulista, campeã em Pipeline e americana em 2006 e no Op Pro, em 1988, em Florianópolis.
“Fiz 60 anos em março. Meu dia a dia é trabalhar e surfar. E jogar boliche, minha nova paixão, meu esporte de idosa. Adoro andar na praia, ver o pôr do sol, nadar em Waimea, uma praia que aqui no verão é a piscina natural mais linda do mundo. É isso, contato com a natureza. Amo muito”, diz Claudia, que tem uma loja de souvenir havaiano, a Aloha Gifts from Hawaii.
Inscrições no site IBC – O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro está com inscrições abertas, que podem ser feitas no site oficial do IBC World Tour: www.ibcworldtour.com. Lá é possível conferir, também, informações sobre a etapa.
O evento - O projeto idealizado por Neymara surgiu em 2021. “Wahine”, que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Foi em águas havaianas que a atleta venceu uma das mais acirradas disputas do Circuito Mundial, na Praia de Pipeline, ganhando em 2006 e 2011.
O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, apresentado por Extrabom, tem patrocínio da ArcelorMittal e do Extrabom, com patrocínio máster do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da LIEC, com apoio da Prefeitura de Serra, Coroa e Jaklayne Joias e realização do INC (Instituto Neymara Carvalho) e IBC (International Bodyboarding Corporation).
Fonte: ZDL Sports