
Chegada da etapa Foto: Bruno Farias / Cross Urbano CAIXA
Cross Urbano CAIXA faz a festa de 1.500 participantes no Mangueirão, em Belém
Por Doro Jr e Deborah Mamone
A noite de sábado (12) foi do atletismo no estádio Mangueirão, em Belém (PA). A segunda etapa do circuito de corridas Cross Urbano CAIXA reuniu 1.500 competidores, para um percurso de 6k e momentos muito especiais em uma prova noturna - a primeira de 2025 -, nas dependências da arena.
Depois de chegar de forma inédita na capital paraense, agora o Cross Urbano CAIXA segue para Teresina (PI), para a terceira disputa da temporada - mais uma vez à noite -, no próximo sábado (19), no estádio Albertão.
Participar do Cross Urbano CAIXA é poder percorrer a estrutura do estádio, dando volta olímpica no gramado, correndo no túnel de acesso dos ônibus, no anel interno - superior e inferior, nas rampas de acesso, no estacionamento, e ao redor da arena.
Elogios e prova inclusiva - Etapa terminada, muitos foram os elogios dos atletas para o percurso e a experiência de competir dentro do estádio à noite, com o incentivo de familiares, amigos, assim como do público em geral, ocupando as cadeiras, assistindo à volta olímpica no gramado e à cerimônia de premiação.
Uma prova inclusiva, dando oportunidade a todos. Gloria Henriques, do Projeto Avante, esteve participando junto com crianças paralímpicas. "Quero só agradecer. Muito obrigada por acreditarem que podemos fazer esse percurso, na confiança no nosso trabalho. É sempre muito honroso e valoroso. Todos estão aqui com muito sacrifício de logística, de transporte, financeiro, para dar essa oportunidade a nossas crianças. Você é acolhido, é bem recebido. Basta querer vir", explicou.
Freddy Carvalho, organizador do Cross Urbano CAIXA, destacou a prova como um todo. "Uma satisfação enorme. Sempre foi sonho do Cross Urbano CAIXA vir para o Mangueirão. Tenho certeza que para todos foi uma experiência inesquecível. Tivemos um super apoio aqui do Governo do Estado, da Secretaria de Esporte, para poder realizar um evento com excelência", destacou.
"Eu vejo a satisfação de todos e isso me alegra muito. Você poder participar de uma corrida dentro do coração de um estádio, nas arenas da Copa do Mundo. Só o Cross Urbano CAIXA e o Governo Federal conseguem oferecer. Foi maravilhoso. Tenho certeza que todos adoraram e ficaram encantados com essa corrida", completou.
Corrida dos estádios - Conhecido como corrida dos estádios, o Cross Urbano CAIXA foi lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil. E veio para fomentar o multiuso das arenas. Desde então, já foram 26 etapas pelos maiores estádios de futebol brasileiros. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.
Belém foi a primeira de um total de cinco corridas noturnas em 2025, movimentando a noite de sábado, também, em Teresina (PI), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ). Completam o calendário duas provas diurnas – Guará (já realizada) e Campinas (SP).
Troféus e medalhas não entregues - A Gollog não entregou todo o material que foi despachado no dia 4, de Brasília (DF) para Belém e, por causa dessa falha, boa parte dos inscritos ficou sem receber medalhas e, também, os troféus.
A empresa Corpore Sano, organizadora do evento, informou que assumiráos custos de entrega de medalhas de participação a mais de 400 atletas, bem como de 66 troféus destinados aos vencedores das categorias por faixa etária e geral. “Os prejuízos são significativos, sobretudo de ordem moral, tendo em vista que este é o primeiro evento organizado pela empresa na cidade de Belém, para o qual foi realizado considerável investimento financeiro” declarou André Nonato, sócio administrador da empresa. Diante dos danos ocasionados, a empresa estuda a possibilidade de ajuizar medida judicial.
O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. A etapa de Belém tem apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer - Governo do Pará.
Classificação da etapa
Geral Masculino
1. Daciano Atinho (20min07seg28)
2. Harrison de Souza (20min48seg69)
3. João Chaves (21min19seg53)
Geral Feminino
1. Rosangela Muniz (21min53seg42)
2. Estefany Ribeiro (24min06seg77)
3. Maria Eduarda Oliveira (24min38seg81)
PCDs
1. Márcio Silva (28min06seg32)
2. Odinaldo Baena (33min04seg79)
3. Davi Moraes (35min17seg62)
Calendário 2025
25/05 - Guará - Brasília (DF) - diurna - realizada
12/07 - Estádio Mangueirão - Belém (PA) - noturna - realizada
19/07 - Estádio Albertão - Teresina (PI) - noturna
10/08 - Estádio Moisés Lucarelli - Campinas (SP) - diurna
06/09 - Arena Castelão - Fortaleza (CE) - noturna
04/10 - Estádio Rei Pelé - Maceió (AL) - noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) - noturna
Fonte: ZDL Sports