 (6).jpeg)
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e equipe destacaram o investimento de R$ 1 milhão nos projetos Foto: Elvis Aleluia/ Sudene
Webinar sobre o edital Inova Juventudes reforça a importância do diálogo com o público-alvo
A Sudene promoveu, nesta sexta-feira (11), webinar sobre o Inova Juventudes e detalhou os principais pontos do edital. Na abertura, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, reforçou o compromisso da Autarquia na promoção do diálogo com a sociedade e garantiu que “vamos ouvir, o público atendido pelo edital, especialmente os jovens em situação de maior vulnerabilidade social, aqueles que não têm muita perspectiva de vida, que não se veem no emprego, não se veem na universidade, que representam o extrato da juventude que queremos dar um realce”. O gestor defendeu a utilização da tecnologia para criar soluções sustentáveis, promover inclusão, valorizar a diversidade, combater os impactos ambientais e fortalecer a colaboração entre jovens, universidades e a comunidade para construir um futuro sustentável.
O coordenador de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, Frederico Bezerra, apresentou os pontos relevantes do edital, que visa “a seleção de projetos de fomento a tecnologias sociais para solucionar desafios enfrentados pelas juventudes em situação de vulnerabilidade social localizadas na área de atuação da Autarquia”. Fred explicou que a ideia é estimular a participação coletiva, promovendo a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida; fomentar o desenvolvimento, aprimoramento e reaplicação de tecnologias sociais; além de fortalecer o trabalho decente, empreendedorismo, geração de emprego e renda, sustentabilidade ambiental, cultura, comunicação e economia criativa.
O público-alvo inclui mulheres, pessoas negras, oriundas de povo indígenas, comunidades tradicionais, populações nômades, povos ciganos, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência. Sobre a duração do projeto, Frederico informou que o prazo é de até 12 meses. O edital é direcionado a jovens pesquisadores, vinculados a universidades e institutos federais, em parceria com organizações da sociedade civil.
A origem dos recursos financeiros destinados ao projeto, no montante de R$ 1 milhão, é o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), especificamente do percentual de 1,5% do retorno das operações do Fundo. Segundo o coordenador, não é necessário aporte de contrapartida e a formalização será por meio de convênio de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Poderão ser financiados equipamentos e materiais permanentes, reformas e adequações de espaço, despesas com pessoal e serviços técnicos. As inscrições vão até o dia 8 de agosto deste ano e só poderão ser feitas por e-mail (editalinovajuventudes@sudene.gov.br).
O diretor de Políticas Transversais de Juventudes da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Florentino Júnior, fez uma explanação sobre a atuação da SNJ nos territórios da Sudene e sua estratégia para fortalecer as políticas públicas, com foco na diversidade e inclusão da juventude. Wagner Ragi Curi Filho, diretor do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto (MG), falou sobre a importância das tecnologias sociais e o papel da universidade e da sociedade civil na construção de políticas públicas. A Fundadora do coletivo Artenafavela, Alice Melo, ressaltou a importância da escuta ativa e da construção de um projeto social que vai mudar a realidade de muitos jovens e adolescentes. “Nosso olhar é diferenciado, a gente tem um olhar, uma perspectiva diferente e nós somos os líderes do amanhã”, enfatizou.
Existem, no Brasil, 48 milhões de jovens, com idade entre 15 e 29 anos, dos quais 13,5 milhões estão no Nordeste, de acordo com dados do boletim temático Juventude no Nordeste, lançado pela Sudene em janeiro. O Inova Juventudes integra um conjunto de iniciativas da Sudene para concretizar o Programa de Proteção Social e Direitos Humanos do eixo de Desenvolvimento Social do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). O edital é decorrente do acordo de cooperação firmado entre a Autarquia e a Secretaria Nacional de Juventude, da Presidência da República.
Fonte: Sudene