
Foto: Divulgação
Parceiros da Mata inicia nova etapa com forte mobilização nos territórios da Mata Atlântica
A semana foi marcada por um importante movimento em prol do desenvolvimento sustentável do rural baiano. Entre os dias 7 e 10 de julho, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) promoveu uma série de encontros nos territórios do Vale do Jiquiriçá, Baixo Sul, Médio Rio de Contas e Litoral Sul, para apresentar as comunidades selecionadas na primeira etapa do Projeto Parceiros da Mata.
A iniciativa, executada pela CAR, com cofinanciamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), é uma das maiores ações do Governo da Bahia voltadas à valorização das comunidades tradicionais e ao fortalecimento da agricultura familiar no bioma Mata Atlântica.
Durante as reuniões, que aconteceram em Mutuípe, Gandu, Ipiaú e Itajuípe, foi realizada a devolutiva do processo de cadastramento e seleção das 600 comunidades que receberão assistência técnica continuada e contextualizada. O objetivo é garantir inclusão socioprodutiva e adaptação às mudanças climáticas, com foco especial em povos indígenas, comunidades quilombolas, marisqueiras, pescadores artesanais, extrativistas e assentados da reforma agrária.
Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, o projeto é fruto de um esforço coletivo. Junto com prefeitos e prefeitas, consórcios e entidades de ATER, queremos que esse projeto seja um sucesso. É uma soma de esforços do Governo do Estado para gerar distribuição de renda, qualidade de vida e sustentabilidade. Isso é o Parceiros da Mata, construído com todas essas mãos juntas", afirmou.
A coordenadora executiva do projeto, Cida Oliva, fez um balanço positivo da semana de mobilização. “Tivemos, em todos os territórios, uma participação muito expressiva, envolvendo prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias de Agricultura, representantes da sociedade civil e dos colegiados territoriais. Isso demonstra a importância que está sendo dada ao Parceiros da Mata e a esperança de que dias melhores virão, sobretudo para os agricultores e agricultoras familiares. Com essa devolutiva, vamos acelerar os passos rumo à contratação da assistência técnica continuada, essencial para garantir que 20 mil famílias sejam beneficiadas, com foco naquelas que mais precisam", destacou.
Com atuação em 77 municípios, o Parceiros da Mata impactará diretamente a vida de cerca de 352 mil pessoas. O projeto fortalece a produção rural, amplia o acesso a políticas públicas e representa uma aliança entre desenvolvimento rural e preservação ambiental.