
Foto: Victor Eduardo
NEOJIBA completa 18 anos com 4 dias de festa aberta ao público
O NEOJIBA, programa prioritário do Governo da Bahia, completa dezoito anos de história em julho com uma celebração que vai reunir integrantes do programa em quatro dias de festa. Um ensaio aberto com interação com o público, dois concertos e um dia inteiro de programação musical no Parque do Queimado marcam o novo ano do programa.
O aniversário de dezoito anos do NEOJIBA tem o patrocínio da Sicoob e da Vestas, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
No dia 17 de julho, o Coro Comunitário faz um ensaio aberto ao público no Parque do Queimado, às 19h. Nos dias 18 e 19, a Orquestra NEOJIBA, com regência de Ricardo Castro, e o Coro Juvenil do NEOJIBA, com regência de Lucie Barluet, apresentam-se no Teatro Salesiano, também a partir das 19h. A Orquestra NEOJIBA apresenta a Sinfonia n° 6 Op 74, “Patética", de Tchaikovsky e “Greeting Prelude”, de Stravinsky. O Coro Juvenil apresenta “Jesu, Meine Freude, BWV 227”, de Bach. Todos os eventos têm entrada gratuita e são abertos ao público.
No domingo, dia 20, a celebração dos 18 anos do NEOJIBA continua, com apresentações de músicos dos núcleos de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho. Durante o dia, barracas de venda de comida serão montadas no parque. O público também pode aproveitar o dia para visitar a exposição fotográfica “Anna Mariani - Pinturas e Platibandas”, atualmente em cartaz no Parque do Queimado. O acesso ao parque é gratuito.
Repertório musical
A programação do domingo começa às 9h, com apresentação da Banda Sinfônica. Em seguida, alternam-se nos espaços do Parque do Queimado e diversas formações dos Núcleos de Prática Musical (NPM) do NEOJIBA. A Banda Nordestina, a Banda Nordestina Experimental e o grupo de Iniciação Musical do Núcleo Nordeste de Amaralina fazem a segunda apresentação do dia, seguidos da Banda Sinfônica da Paz e da Banda Sinfônica Intermediária, do Núcleo Bairro da Paz. A Orquestra Sinfônica e a Camerata de Sopros, do Núcleo SESI Itapagipe, e o Coro Infantil fazem as últimas apresentações da manhã. Às 12h20, A Orquestra Pedagógica Experimental (OPE) se apresenta, seguida pela Orquestra e Coral Santa Dulce, do Núcleo CESA, de Simões Filho. A Orquestra de Cordas e os coros do Núcleo Mata Escura, a Orquestra Sinfônica, de Lauro de Freitas, e a Orquestra Avançada de Violão, de Pirajá, são as atrações seguintes. O Núcleo de Cordas Dedilhadas é o próximo a subir ao palco, com apresentações da Orquestra de Cordas Dedilhadas e da Camerata Juvenil de Violões. A programação se encerra com uma apresentação do Coro Infantojuvenil do NEOJIBA, às 16h20, e da Orquestra Castro Alves (OCA), às 17h.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 18 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 36 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.