Educação com drones, detecção de metanol em bebidas, design inclusivo e pesquisa sobre enxaqueca no Univerciência da TVE
Foto: Divulgação/TVE
Educação com drones, detecção de metanol em bebidas, design inclusivo e pesquisa sobre enxaqueca no Univerciência da TVE
14/08/2026
Noticias Gerais
Educação tecnológica com drones, metanol em bebidas alcoólicas, acessibilidade no mercado da moda e tratamento fisioterapêutico para enxaqueca são os temas das reportagens do Univerciência deste sábado (15), na TVE. O programa será exibido às 13h30 e pode ser assistido em todo o Brasil por meio do canal 222 das novas parabólicas digitais.
Em Guanambi, na Bahia, o projeto Educa Drones, desenvolvido no Instituto Federal Baiano (IF Baiano), tem transformado o aprendizado de jovens para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico. A pesquisa propõe o uso de drones em diversas áreas, como a busca por pessoas desaparecidas e o mapeamento de áreas de cultivo, demonstrando o potencial da tecnologia para aplicações sociais e produtivas.
Na sequência, o programa segue para Campina Grande, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde pesquisadores desenvolvem tecnologias capazes de identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas. Com resultados promissores, os kits produzidos na universidade têm fortalecido ações de controle e prevenção promovidas por órgãos de fiscalização, contribuindo para a segurança dos consumidores e para o combate à comercialização de bebidas adulteradas.
Em São Luís, o Univerciência vai mostrar o trabalho de cientistas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que se debruçam no desenvolvimento de tecnologias inclusivas voltadas para o mercado da moda. As ferramentas buscam ampliar o acesso de pessoas com deficiência visual a informações detalhadas sobre peças de vestuário, promovendo acessibilidade, autonomia e diversidade para o setor.
O Univerciência destaca também uma pesquisa que investiga os benefícios do tratamento fisioterapêutico para o controle da enxaqueca. O estudo busca compreender como intervenções fisioterapêuticas podem contribuir para a redução dos sintomas e para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que convivem com a condição.
O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no Nordeste. Criado em 2020 pela TV UESB, a partir de uma parceria entre a TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior da região, o programa reúne conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, por meio da veiculação em mais de 25 emissoras públicas, educativas, culturais e universitárias, além dos canais das universidades e das TVs parceiras na internet.
O programa pode ser assistido em sinal aberto em diversos estados brasileiros: na Bahia, pela TV Uesb, TVE e TV Alba; no Ceará, pela TVC; no Espírito Santo, pela TVE ES; em Goiás, pela TV UFG; no Maranhão, pela TV UFMA e TV IFMA; em Minas Gerais, pela Rede Minas; em Pernambuco, pela TVU Recife e TVPE; no Piauí, pela TV Antares e TV Assembleia; no Rio Grande do Norte, pela TVU RN; em Santa Catarina, pela TV UFSC; em São Paulo, pela TVT; em Sergipe, pela TV Aperipê; no Canal Educação da TV Brasil; e ainda pela TV Brasil e pelo Canal Saúde, para as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além do Canal Futura. Esses três últimos canais também estão disponíveis por meio de operadoras de TV por assinatura e por parabólica para todo o Brasil.
Serviço:
Educação com drones, detecção de metanol em bebidas, design inclusivo e pesquisa sobre enxaqueca no Univerciência da TVE
Sábado (15), às 13h30, com reprise na quarta-feira, às 19h
Na TVE e canal 222 das novas parabólicas digitais.