Foto: Divulgação
Vereadores de Brumado visitam CER Barra para conhecer serviço especializado para crianças neurodivergentes atendidas pelo SUS
Participaram da visita o líder do governo na Câmara de Brumado, vereador Reinaldo Almeida (Avante), o presidente da Câmara Municipal, Juvêncio Rubens (PP), além dos vereadores Luiz Carlos, conhecido como Palito (PP), e João Vasconcelos (Avante). Durante an agenda, os parlamentares conheceram a estrutura do equipamento, dialogaram com a equipe técnica e acompanharam de perto as práticas adotadas no cuidado e na reabilitação de crianças atendidas pelo SUS.
O diretor do CER Barra, Roberto Novaes, destacou a importância da troca de experiências entre os municípios. “Receber representantes de outras cidades para conhecer o trabalho desenvolvido no CER Barra é uma oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer políticas públicas voltadas à reabilitação e ao cuidado com crianças neurodivergentes. Nosso objetivo é ampliar o acesso a serviços especializados e contribuir para que mais municípios possam desenvolver iniciativas que garantam assistência qualificada à população”, afirmou.
Para o vereador Reinaldo Almeida, a visita foi uma oportunidade de conhecer uma iniciativa que pode inspirar novas políticas públicas em Brumado. “A impressão foi a melhor possível. Quero aqui parabenizar o doutor Roberto e também o prefeito por ter essa iniciativa. Estive aqui hoje visitando juntamente com Rubens Palito e João, vereadores de Brumado, passando por essa experiência muito positiva. Fiquei muito feliz com o que vi e com certeza vamos querer levar essa experiência para Brumado e apresentar ao prefeito da nossa cidade. O que vimos aqui hoje, se implantado em nosso município, será um grande ganho para a população, especialmente para as famílias que mais precisam”, destacou.
O presidente da Câmara de Brumado, vereador Juvêncio Rubens, também ressaltou o impacto social do serviço oferecido pela unidade. “Estou emocionado de poder registrar essa experiência. Nós, que estamos na esfera legislativa e representamos o povo, sabemos das dificuldades enfrentadas pelas famílias, principalmente no interior. Muitas mães percorrem longas distâncias em busca de atendimento especializado para seus filhos. Ver um serviço estruturado como este nos mostra uma luz no fim do túnel. Que esse projeto possa inspirar outras cidades e chegar também a municípios que precisam ampliar o cuidado com crianças e suas famílias”, afirmou.
O CER Barra oferece atendimento integral pelo SUS, com acompanhamento multiprofissional voltado à reabilitação e ao desenvolvimento de crianças com condições neurológicas e transtornos do neurodesenvolvimento. Durante a visita, os parlamentares também trocaram experiências com a equipe técnica sobre os desafios e avanços na assistência a esse público.
Por Aline Reis
