Leila e a Noite - foto de Damned Films - Migdal Filmes - Lions Production - Caroline Champetier
'Leila e a Noite', novo longa de Fellipe Barbosa, encerra filmagens no Marrocos
O cineasta Fellipe Barbosa (dos premiados “Casa Grande” e “Gabriel e a Montanha”) encerrou as filmagens de “Leila e a Noite”, no Marrocos. A obra é uma produção internacional, produzida por Yohann Cornu (Damned Films, França), Iafa Britz (Migdal Fimes, Brasil) e Hicham El Ghorfi (Lions Productions, Marrocos). Com direção de fotografia de Caroline Champetier, a história é inspirada em fatos reais e acompanha a família franco-marroquina Alaoui, que enfrenta a ausência de uma de suas filhas, Leila. O filme retrata a jornada de luto, amor e fé vivida pela família da fotógrafa franco-marroquina Leila Alaoui, enquanto tentam seguir em frente após sua morte repentina, aos 33 anos, em um atentado terrorista na África, em 2016, quando ela estava no continente em missão como fotógrafa. O longa se concentra tanto na luta da família para tentar salvá-la do acidente quanto na preservação de sua memória como filha, irmã e amiga. O filme apresentará diferentes perspectivas sobre sua morte: o ponto de vista de sua mãe e avó católicas e o de seu pai muçulmano, Aziz Alaoui — autor do livro que inspirou a história.
“Conheci a Leila na faculdade de cinema, em Nova York, e logo ela se tornou minha melhor amiga. Presenciamos do nosso dormitório o atentado de 11 de setembro e, anos depois, ela se tornou mais uma vítima de ato terrorista. Quando o pai dela me enviou o manuscrito do livro, me disse que seria o desejo de Leila que eu fizesse esse filme, então encarei como uma missão. O longa vai retratar a luta de Aziz contra o obscurantismo religioso, enquanto a mãe e avó de Leila se aproximam do Islã”, explica Fellipe.
Leila tinha uma carreira em ascensão fotografando a diversidade em rostos de imigrantes, mulheres e refugiados e acompanhava uma missão da Anistia Internacional, para uma investigação sobre direitos das mulheres africanas, quando acabou sendo atingida em meio a um confronto armado. Os pais da protagonista serão interpretados por Roschdy Zem e Marina Fois e o longa também terá a participação especial dos atores brasileiros João Pedro Zappa e Felipe Frazão. O elenco também conta com os atores Sayyid El Alami, Oulaya Amamra, Françoise Lebrun e Nina Zem.
‘Leila e a Noite’ é uma produção internacional entre Damned Films, de Yohann Cornu (França), Migdal Filmes, de Iafa Britz (Brasil) e Lions Productions, de Hicham El Ghorfi (Marrocos). Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux (Cinemascópio) assinam a coprodução, junto com a Imovision. No Brasil, a distribuição será feita pela Imovision e, na França, pela Condor Films.
A Lucky Number é a agente de vendas internacional do filme.
Sinopse:
A família franco-marroquina Aloui está se preparando para uma reunião de férias em sua casa em Marrakech, ansiosa pela chegada da filha e irmã, Leila, quando descobrem que ela sofreu um grave acidente enquanto estava em missão como fotógrafa em Burkina Faso. Distantes dela, mas determinados a trazê-la para casa, eles lutam contra o vazio que sua ausência ameaça deixar.
Sobre a Damned Films
Fundada por Yohann Cornu em 2011, a Damned inicialmente se concentrou na distribuição cinematográfica de primeiros longas-metragens de diretores emergentes. Em 2015, a empresa expandiu sua operação para a produção, a fim de apoiar esses cineastas em seus novos projetos. Entre seus títulos estão Gabriel e a Montanha (Fellipe Barbosa), que estreou na Semana Internacional da Crítica de Cannes em 2017, e Wela (Jakrawal Nilthamrong), que estreou na seção Orizzonti do Festival de Cinema de Veneza em 2021.
Sobre a Migdal Filmes
Produtora brasileira com forte atuação no mercado audiovisual, a Migdal Filmes, fundada há 15 anos por Iafa Britz, acumula mais de 30 milhões de espectadores, combinando em seu line up entretenimento e impacto social. Com sucessos de crítica e público, a produtora vem desenvolvendo importantes IPs com parcerias duradouras em seu histórico.
É responsável pela trilogia “Minha Mãe é uma Peça”, cujo terceiro longa se tornou o mais lucrativo da história do cinema nacional, e por “Caramelo”, fenômeno de streaming que alcançou o Top 1 de produções em língua não inglesa na Netflix. A empresa também fortalece sua presença internacional com coproduções de peso, como “Rumo a Uaga”, de Fellipe Barbosa, e tem novos destaques previstos para 2026, entre eles “(Des)controle”, de Rosane Svartman e Carol Minêm, e “Geni e o Zepelim”, de Anna Muylaert, inspirado na canção homônima de Chico Buarque.
Sobre a Lions Productions
A Lions Production & Service é uma empresa de produção com uma equipe profissional composta por uma ampla variedade de especialistas da indústria. Somos especializados em produção de filmes, comerciais, documentários, publicidade fotográfica e campanhas impressas, tanto para o mercado marroquino quanto para mercados internacionais. Essencialmente, se pretende criar imagens para utilização em qualquer meio, gerimos o seu projeto do início ao fim. Nos orgulhamos de oferecer trabalhos de produção do mais alto nível aos nossos clientes. Disponibilizamos serviços de planeamento e orçamentação, bem como a gestão completa de locações, casting, equipes locais, instalações e equipamentos.
A Lions Production & Service foi fundada em 2016 por Frantz Richard e Hicham El Ghorfi. Após 10 anos de colaboração em vários projetos, decidiram unir as suas competências pela paixão de ambos.
Por Gabriela Murad
