Foto: Divulgação
Inovações em aditivos plásticos protegem safra de soja e garantem qualidade do grão no armazenamento
O Brasil é o maior produtor mundial de soja: foram produzidos mais de 169 milhões de toneladas na safra 2024/25 com a perspectiva de crescimento de mais de 10 milhões de toneladas no ciclo de 2025/26, segundo estimativa divulgada na primeira quinzena de janeiro pela Agroconsult, responsável pelo Rally da Safra. Com a produção massiva, a eficiência no armazenamento é essencial para garantir a qualidade e o valor de mercado dos grãos e torna-se um pilar fundamental para uma leguminosa tão relevante para a alimentação e a economia.
Os silobags ou silo bolsas — grandes embalagens de polietileno utilizadas para armazenar grãos e outros produtos agrícolas, previnem a umidade, a oxidação, pragas, fungos e outros microrganismos. É um importante recurso para proteger a colheita e assegurar a rentabilidade dos sojicultores.
A durabilidade e a eficácia dessas estruturas dependem diretamente da qualidade do filme plástico, que precisa resistir à intensa radiação UV, ao estresse térmico e climático, além do contato com defensivos agrícolas. Nesse sentido, os aditivos usados no processamento do plástico, são essenciais para protegê-las da degradação prematura causada por intempéries.
Aditivos plásticos inovadores aumentam a durabilidade dos filmes plásticos
Para atender a essa demanda, inovações em estabilizadores de luz e calor são fundamentais. A linha de aditivos Tinuvin® conta com estabilizadores de alto desempenho que funcionam como um escudo protetor: pode dobrar a vida útil do filme plástico, mesmo sob intensa radiação UV, estresse térmico e contato com químicos como enxofre e cloro, comumente usados no manejo e desinfecção de culturas.
“Garantir que cada grão mantenha sua qualidade até chegar ao seu destino é o que define o sucesso da safra para o agricultor. A perda de qualidade no pós-colheita pode comprometer todo o investimento e o trabalho de um ano inteiro”, afirma Daniella La Torre, especialista técnica em Soluções para Plasticultura da BASF na América do Sul. “Nossa tecnologia de aditivos é uma aliada importante, pois blinda o material de armazenamento contra as agressões do ambiente, protegendo o investimento do produtor e assegurando que soja brasileira chegue ao mercado com qualidade.”
Os aditivos Tinuvin fazem parte do portfólio VALERAS®, contribuindo para soluções duradouras, seguras e sustentáveis. Além de garantir uma maior vida útil ao material, sua produção otimizada reduz o consumo de energia e as emissões, além de garantir um manuseio mais seguro e eficiente no processo de fabricação dos filmes plásticos.
Com a sojicultura brasileira vivendo um momento de alta produção, a adoção de tecnologias que preservem o valor da colheita se mostra não apenas como uma vantagem competitiva, mas como uma necessidade para sustentar a viabilidade econômica e a reputação de excelência da soja no Brasil e no mundo.
Por Lígia Ceadeira
