Foto: Divulgação / Acervo Refoliar
Do Carnaval à transformação: Refoliar e SECIS unem forças para dar novo destino a abadás e gerar oportunidades
O Refoliar fortalece sua atuação no Carnaval de Salvador 2026 por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (SECIS), ampliando ações voltadas à gestão responsável de resíduos têxteis e à promoção da inclusão produtiva. A iniciativa estará presente durante o período do Carnaval e seguirá no pós-folia, conectando sustentabilidade, capacitação e impacto social a partir da coleta e reaproveitamento de materiais utilizados na festa.
A iniciativa integra as ações sustentáveis da prefeitura e propõe um novo olhar sobre o impacto da festa. Durante o período carnavalesco e no pós-folia, abadás e uniformes utilizados pelos profissionais municipais que atuam na operação da cidade serão coletados e destinados à reutilização criativa, deixando de ser resíduos para se tornarem matéria-prima de oportunidades.
“O objetivo é transformar o volume de materiais têxteis descartados em capacitação, geração de renda e autonomia para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A partir das doações arrecadadas, promoveremos formação em costura criativa e upcycling, ensinando técnicas que permitem transformar os tecidos em produtos utilitários com valor social e ambiental”, afirma Vanda Souza, uma das idealizadoras do Refoliar ao lado de Aparecida Queiroz.
Impacto Social
Entre os itens que serão confeccionados estão mochilas e outros produtos sustentáveis, produzidos dentro de uma proposta que envolve controle de qualidade, noções de mercado e precificação, além de conscientização ambiental. A capacitação será em parceria com a Instituição Pérolas de Cristo, organização com mais de 30 anos de atuação no acolhimento e reintegração social de mulheres.
Onde doar?
As urnas de coleta estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade, como aeroporto, shoppings, camarotes e bases operacionais, incentivando foliões e trabalhadores a participarem da ação. Já no período pós-festa, o material arrecadado passa a integrar o ciclo produtivo, conectando diretamente a ação ambiental ao impacto social.
A parceria com a SECIS fortalece o caráter público e estruturante da iniciativa, ampliando o alcance da economia circular e reforçando o compromisso com políticas de inclusão produtiva e sustentabilidade. O que antes seria descartado ganha novo significado: vira aprendizado, renda e possibilidade de reconstrução de trajetórias.
Confira alguns pontos para doação:
Até 27/02
· Aeroporto
· Shoppings: Paralela/ Barra/ Salvador/ Shopping da Bahia/ Itaigara
· Novohotel Salvador
Até 17/02
· Camarotes: Salvador/ Villa/ Viva Bahia/ Cabana da Barra/ Ondina/ San Sebastian
· Base da Prefeitura
· Pontos de Entrega de Abadás: Quero Abadá (Salvador Shopping)/ San Sebastian (Shopping da Bahia) / Viva Bahia (Shopping Barra)
