Foto: John Freitas
Especialistas reforçam que saúde mental melhora clima organizacional, durante fórum nesta sexta-feira (31)
Especialistas reforçaram, nesta sexta-feira (31), que o cuidado com a saúde mental e ocupacional dentro das companhias melhora o clima organizacional. A abordagem foi destaque no Fórum Vale Viver de Saúde Mental e Ocupacional - O Impacto da NR-1 e Riscos Psicossociais nas Empresas, ocorrido em Lauro de Freitas. O evento reuniu especialistas da área de saúde ocupacional, empresários e gestores de RH, que conheceram soluções práticas de adaptação.
A psicóloga Aline Gonzaga, gestora técnica da Vale Viver, clínica que organizou o evento, ressaltou que o engajamento das empresas para o cumprimento da NR-1 vai além do cumprimento da normativa legal, está relacionado aos benefícios que ela terá ao investir em saúde mental.
“As empresas, que investem em capital humano, têm equipes mais engajadas, isso aumenta a produtividade, melhora o clima organizacional, a reputação, a imagem da empresa diante do mercado, reduz custos com afastamento, por questão de saúde, por acidente de trabalho. A gente sabe que quando as pessoas não estão bem mentalmente, elas vão ficar mais propensas a se envolverem em acidentes de trabalho, a cometerem erros. Então, a empresa ganha como um todo”, afirmou a psicóloga.
A engenheira de Segurança do Trabalho da Neoenergia Coelba, Dhandara Behling, disse que o que atraiu a companhia a participar do evento foi o fator psicossocial, que está muito presente dentro das empresas: “Acredito que é um desafio grande para todos, a gente conseguir separar o que realmente faz parte dos riscos psicossociais da empresa e o que está relacionado com a vivência das pessoas dentro da sociedade. Hoje dentro da Neoenergia a gente tem diversas ações que a gente já aplicou para conseguir abordar esse tema, mas cada vez mais temos buscado novas opções dentro do mercado para poder realmente ter um ambiente seguro para os nossos colaboradores”.
Medicina do Trabalho
O médico do trabalho, Raimundo Pinheiro, explicou que a saúde mental é um investimento com retorno garantido e uma forma saudável de sobreviver no mercado hoje. “É preciso se relacionar com seus próprios empregados, contribuindo para a saúde mental dos seus trabalhadores e, com isso, captar mais clientes, reduzindo custos com a previdência social e se garantindo no mercado como empresa de referência”, reforçou.
“Quero entender melhor como a minha empresa está situada nesse contexto de riscos físicos sociais, de acordo com a nova norma da NR-1. A empresa Vale Viver tem feito várias iniciativas para ajudar outras empresas a cuidar melhor da saúde mental de toda a sua equipe. Hoje foi um dia muito especial, de muito aprendizado, de muito conhecimento e de muita troca e esse trabalho multidisciplinar continua”, disse a diretora da empresa JS3, Janine Sena, que foi atraída ao evento em busca de atualização.
Por Cadu Freitas
