UNIASSELVI Equipe da UNIASSELVI realiza atendimentos na área da saúde a moradores da comunidade da Ilha de Murucutum, em Belém / Foto: Divulgação:
Estudantes da UNIASSELVI integram projeto de impacto social em comunidades do Pará
Atuação junto à comunidade local. Assim foram as ações promovidas pela UNIASSELVI, uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil, marca da Vitru Educação, líder em educação digital no país, nesta semana em Belém e Ananindeua (PA). Estudantes, professores e gestores participaram de atividades de extensão, desenvolvimento ações educativas e de atendimento na área da saúde. A iniciativa contou com a presença de Iara Xavier e Eduardo Xavier, conhecidos como Caçadores de Bons Exemplos, que são os Embaixadores dos Projetos de Extensão da instituição.
A dupla de influenciadores abriu a programação, realizada ao longo de três dias, com uma palestra sobre bons exemplos que encontram pelo Brasil, reforçando a importância dos projetos de extensão, que permitem levar o conhecimento adquirido em sala de aula para a comunidade.
No segundo dia, foram realizadas atividades de recreação, doação de brinquedos e alimentos a 165 crianças e suas famílias na Amadis (Associação dos Moradores e Amigos do Distrito Industrial). No encerramento do projeto, a equipe embarcou no barco Léo, da UNIASSELVI, para a Ilha do Murutucum, em Belém. No local, 117 famílias tiveram a oportunidade de aprender a produzir sabão ecológico, geleias e compotas, além de participar de ações educativas como o “Baú do Saber”, atividades físicas para crianças e idosos e atendimentos de enfermagem e saúde preventiva. O projeto contou com a participação de cinco professores, que supervisionaram os atendimentos realizados por 30 alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Administração, Serviço Social, Pedagogia, Design, Nutrição.
“A ação vem de uma estratégia que tem como objetivo transformar o ensino em prática por meio de um Projeto de Extensão, tendo o nosso polo como ponto de partida. Com o apoio de professores, estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências essenciais para sua formação. Vale ressaltar que a extensão universitária se destaca como uma poderosa ferramenta de transformação social, fortalecendo o papel das instituições de ensino na interação com a comunidade”, explica a prof. Márcia de Souza, pró-reitora de Educação EAD da UNIASSELVI.
Com mais de 8,1 milhões de habitantes segundo o IBGE, o Pará é o estado mais populoso da região norte do país, sendo que mais da metade da população vive em comunidades ribeirinhas. A falta de saneamento básico e a dificuldade de acesso à saúde e à educação são algumas das adversidades enfrentadas pelos moradores da região. “Mais do que uma ação pontual, esse projeto representa nosso compromisso contínuo, como comunidade acadêmica, junto à sociedade”, afirma o diretor da rede parceira UNIASSELVI EAD Pará, José Milton Costa de Morais.
Por Gabriela Rodrigues
