 
                                Foto: Divulgação
Museu do Mar Aleixo Belov presente em conferência internacional de museus no Chile
O Museu do Mar Aleixo Belov (MMAB), com sede em Salvador (BA), participou entre os dias 27 e 29 de outubro do workshop “Encuentros”, em Valparaíso, no Chile, evento que reúne os principais museus marítimos ou relacionados ao mar das Américas. A diretora executiva do MMAB, Larissa Nabuco, palestrou no encontro que aconteceu no Museu Marítimo Nacional (MMN) e que teve como objetivo criar um espaço único para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre esses museus. O MMAB juntamente com o Museu Naval do Rio de Janeiro, ligado à Marinha do Brasil, foram os únicos representantes do país no workshop. O “Encuentros” foi promovido pela International Congress of Maritime Museums (ICMM), financiado pela Lloyd’s Register Foundation (LRF), e recebeu durante os três dias de eventos representantes de instituições do México, Costa Rica, Panamá, Curaçao, Colômbia, Equador, Brasil, Peru, Uruguai, Argentina e Chile.
Desde julho de 2025, o Museu do Mar Aleixo Belov passou a integrar o ICMM que conta com mais de 230 membros em todo o mundo e, como avalia a diretora executiva, esse foi mais um passo para dar a visibilidade que o espaço merece. “Foi um momento de muitas trocas de experiências e debates sobre como superar os desafios que nós como gestores encontramos. O MMAB é um museu jovem, estamos completando quatro anos em dezembro, mas contamos com um variado acervo oriundo, em sua maioria, das viagens de Aleixo e que não fica atrás de nenhum espaço mais antigo que o nosso”, comenta Larissa. Ela ressaltou que por já ter nascido em uma era digital, o Museu do Mar conta com atividades interativas que atraem o público jovem, estimula os adultos e gera curiosidade aos mais idosos.
Além da intensa troca, os convidados participaram de atividades turísticas e culturais pela cidade portuária e de Viña del Mar, como a localização do “Muelle 1825”, na Plaza Sotomayor; o Muelle Prat, com um tour pela baía de Valparaíso; e o relógio de flores de Viña del Mar, entre outros passeios e atividades.
Museu do Mar Aleixo Belov
Criado em 2019 pelo empresário e velejador, Aleixo Belov, o Museu do Mar fica no centro histórico de Salvador (BA), em um prédio tombado, e conta com vasto acervo incluindo o veleiro Três Marias projetado por Aleixo e com o qual deu três voltas ao mundo em solitário, sendo o primeiro brasileiro a realizar esse feito. O espaço é um ambiente vivo das viagens do velejador que já deu cinco voltas ao mundo, foi o primeiro barco brasileiro (veleiro Fraternidade) a realizar a Passagem do Noroeste, no Oceano Ártico, e o primeiro veleiro das Américas a realizar a Passagem do Nordeste, costa norte da Sibéria.
Museu do Mar Aleixo Belov
Largo de Santo Antônio Além do Carmo, 2, Santo Antônio Além do Carmo – Salvador (BA)
De terça a domingo | 10h às 18h
museudomaraleixobelov.org.br/
Instagram: /museudomar.aleixobelov
Por Tatiane Franco
