.jpeg)
Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Setembro Musical no Largo do Cruzeiro, com estreias, diversidade e encontros sonoros
O mês de setembro chega aquecido pelo som das noites no Largo do Cruzeiro de São Francisco, onde a música segue pulsando com força, diversidade e identidade. O projeto Música no Cruzeiro — que já se consolidou como um espaço de valorização da cena autoral baiana — oferece ao público uma programação plural, que vai da música instrumental ao forró, da MPB às fusões contemporâneas.
Este mês, duas novas atrações se destacam: Arlesson Voz & Os Zotros, com seu estilo eclético e presença marcante, e a estreia da banda Conexão Rio Vermelho, que promete envolver o público com grandes sucessos e boas energias. Eles se juntam a nomes que já fazem parte da alma do projeto, como Dipareia, Aldir Floquet, Duda Rodrigues, Elpídio Bastos e Cid, que retornam ao Cruzeiro com repertórios renovados e apresentações ainda mais inspiradas.
O acesso continua democrático, com um couvert artístico simbólico de R$ 10,00, e a atmosfera é completada pelos sabores típicos dos restaurantes parceiros Boteco do Pelô, Cuco Bistrô e Odoyá, que garantem uma experiência sensorial completa — da música à culinária, da escuta ao afeto.
10, 17 e 24 de setembro ( quartas-feiras) – Duda Rodrigues
Com sua voz marcante e poesia delicada, Duda Rodrigues leva ao palco um repertório autoral que transita entre a MPB, o folk e o pop nacional. Suas canções tratam do cotidiano, das emoções humanas e da busca por sentido — sempre com sensibilidade e afeto.
Nas quartas-feiras, Duda transforma o Largo do Cruzeiro em um espaço íntimo e acolhedor, onde o público é convidado a mergulhar na escuta e no sentimento. Com interpretações sinceras e presença encantadora, ele entrega noites de poesia cantada e conexão verdadeira.
11, 18 e 25 de setembro (quintas-feiras) – Elpídio Bastos
Multi-instrumentista de extrema sensibilidade, Elpídio Bastos domina o palco com violão, bandolim e cavaquinho, explorando as nuances do choro, do samba e da música instrumental brasileira. Seu repertório equilibra tradição e modernidade, com arranjos refinados e forte expressividade.
As quintas-feiras no Cruzeiro ganham uma atmosfera contemplativa com sua apresentação, que oferece ao público uma verdadeira imersão na arte da escuta. Elpídio constrói paisagens sonoras que tocam a alma, revelando a profundidade e a sofisticação da nossa música.
12, 19 e 26 de setembro (sextas-feiras) – Arlesson Voz & Os Zotros (Estreia)
Arlesson Voz, ao lado de Marival Sax e Ramon Batera, estreia no projeto com uma proposta musical eclética e inovadora. Com passagens internacionais e uma trajetória marcada por versatilidade, Arlesson traz um show que mistura MPB, pop, soul e world music, costurado por arranjos criativos e um carisma inegável.
A performance do trio tem base nas experiências vividas por Arlesson no Qatar, onde tocou por dois anos, e se conecta à cultura e à diversidade musical brasileira. No palco, o grupo entrega presença, bom gosto e uma vibração única. Um show que promete conquistar o público com energia, sofisticação e repertório diverso.
13 e 27 de setembro (sábados) – Conexão Rio Vermelho (Estreia)
Com sua primeira apresentação no Largo do Cruzeiro, a banda Conexão Rio Vermelho traz um show cheio de energia, boas vibrações e grandes clássicos da música brasileira. Formada por Álvaro, Ayan, Raimundo e Júlio Santa, a banda aposta em repertórios que transitam entre gêneros e gerações, criando um ambiente ideal para celebrar, dançar e renovar o espírito.
A proposta da Conexão é simples: reunir amigos em torno de boa música, com leveza, positividade e sintonia com o público. A cada acorde, uma nova chance de sorrir, cantar junto e celebrar a vida com trilha sonora à altura.
20 de setembro (sábado) – Cid Rocha
Sábado de romantismo, brasilidade e afeto com o retorno de Cid Rocha ao palco do Cruzeiro. Com voz potente e repertório cheio de clássicos da MPB e do samba, o artista oferece ao público uma noite de nostalgia e encantamento.
Cid tem o dom de transformar cada show em uma grande roda entre amigos. Sua entrega, simpatia e domínio vocal fazem da sua apresentação um momento de conexão verdadeira com o público. Uma noite perfeita para quem quer se emocionar, cantar e celebrar a música.
15, 22 e 29 de setembro (segundas-feiras) – Dipareia
O Grupo Dipareia abre as semanas com a potência da música popular brasileira e nordestina. Com arranjos criativos e percussão pulsante, o grupo interpreta clássicos de mestres como Luiz Gonzaga, Clara Nunes e Geraldo Azevedo, além de inserir composições próprias que celebram a identidade cultural do nosso povo.
O show do Dipareia é mais do que uma apresentação: é um encontro com as raízes, com os festejos populares, com a alegria coletiva. Ao transformar o espaço em roda de samba e celebração, o grupo oferece uma experiência musical carregada de pertencimento, afeto e ancestralidade.
16, 23 e 30 de setembro (terças-feiras) – Aldir Floquet
Um dos pilares da programação, Aldir Floquet encanta com sua gaita expressiva e repertório que flutua entre o jazz, choro, blues e bossa nova. Às terças-feiras, o músico entrega ao público uma viagem sensorial, marcada pelo virtuosismo técnico e a emoção contida em cada nota.
Nas mãos de Aldir, a música instrumental se transforma em linguagem direta com o público. Seus shows são momentos de contemplação e beleza, onde o silêncio também fala e a escuta se torna profunda. É arte em estado puro.
SERVIÇO
Música no Cruzeiro – Setembro 2025
Local: Largo do Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho, Salvador – BA
Horário: A partir das 18h30
Couvert artístico: R$ 10,00
Gastronomia: Boteco do Pelô, Cuco Bistrô e Odoyá
Por Eric Delgoffe