
Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Braskem apresenta iniciativas de sustentabilidade, transição energética e inovação industrial na INDEX
De 27 a 29 de agosto será realizado, no Centro de Convenções de Salvador, a INDEX - A Feira da Indústria da Bahia, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) em parceria com o Sebrae. A programação contará com a presença de especialistas da Braskem em três painéis temáticos que abordam sustentabilidade, transição energética e inovação industrial. O primeiro dia da Feira será marcado pela entrega do 15º Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável, no qual a Braskem concorre com cinco projetos inovadores e a coparticipação em mais um.
No dia 28, Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, participa do painel “Iniciativas da Indústria Baiana para Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas”, que integra o fórum Perspectivas e Oportunidades para a Indústria na COP 30. O debate busca ampliar o engajamento das empresas baianas nas discussões em relação ao direcionamento da indústria brasileira no enfrentamento dos desafios climáticos globais que serão apresentados na COP 30.
Irão participar também da discussão a diretora industrial do Complexo Acrílico de Camaçari na BASF, Tânia Oberding; a gerente Jurídica Regulatório da Equinox, Giselle de Oliveira; e o gerente de Negócios/Meio Ambiente e Segurança do Trabalho no SENAI CIMATEC, Pedro Becker Pozzi. A mediação será de Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB.
Na sexta-feira (dia 29), o diretor de Energia da Braskem, Gustavo Checcucci, será um dos palestrantes do painel Transição Energética: o uso de gás natural para a segurança energética, dentro do fórum Setor Elétrico e Biocombustíveis na Transição Energética. Ele vai esclarecer como o gás natural se insere hoje na operação industrial da companhia com o foco da transição energética. O painel reunirá ainda Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás; João Vitor Moreira, diretor da PetroRecôncavo, com a mediação de Thobias Silva, coordenador do Observatório da Indústria da Bahia.
No mesmo dia, o Palco 360 sediará o seminário Indústria Baiana Sustentável: Iniciativas que Transformam. Nele, as profissionais da Braskem na Bahia, Clarissa Costa Amaral, coordenadora de Produção da Unidade de Aromáticos; e Mariah Britto Lima, engenheira de Processos de Químicos, apresentarão o projeto Maximização do Aproveitamento das Correntes do Flare, que concorre ao Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável.
O flare é um sistema de segurança utilizado nas indústrias químicas, petroquímicas e refinarias, que seguem as mais rigorosas normas nacionais e internacionais de segurança, saúde e proteção ao meio ambiente. Através de duas iniciativas principais, o projeto conseguiu otimizar a recuperação de gases e reduzir perdas no sistema de flare, resultando em benefícios significativos para a empresa e para o meio ambiente.
Index Bahia - Com a participação de grandes e pequenas empresas, líderes, profissionais e especialistas o Index Bahia se consolida como um espaço estratégico para networking, troca de conhecimento e desenvolvimento da indústria baiana, conectando diversos segmentos, com o objetivo de impulsionar negócios, fomentar parcerias, criar novas oportunidades de crescimento e apresentar as principais inovações do mercado. O evento destaca a relevância da indústria para a economia do estado, que responde por 25% do PIB baiano, reúne mais de 22 mil estabelecimentos industriais, movimenta R$ 76,5 bilhões e gera 463 mil empregos diretos.
SERVIÇO
O quê: Index Bahia
Data: 27 a 29 de agosto
Local: Centro de Convenções de Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 - Boca do Rio)