
Largada em Teresina no ano passado (Cross Urbano CAIXA / Divulgação)
Cross Urbano CAIXA tem etapa noturna em Teresina (PI) no mês de julho
Por Doro Jr. e Deborah Mamone
O estádio Albertão, em Teresina (PI), vai trocar o futebol pelo atletismo na noite do sábado, 19 de julho. Será disputada ali a terceira etapa do circuito de corridas de rua Cross Urbano CAIXA 2025. A prova terá largada às 19 horas, para um percurso de 5k. As inscrições já estão abertas.
Conhecido como corrida dos estádios, os participantes do evento utilizam a estrutura das arenas como um verdadeiro playground. Os atletas correm nas suas dependências, dando volta olímpica no gramado, percorrendo o túnel de acesso dos ônibus, o anel interno - superior e inferior, as rampas de acesso, o estacionamento, assim como ao redor da arena/estádio.
O Albertão - Estádio Governador Alberto Tavares - é sinônimo do futebol piauiense, inaugurado na década de 70 e utilizado como uma arena multiuso.
Como em 2024, público e família são bem-vindos para prestigiar o evento. Sendo possível acompanhar das cadeiras os participantes dando a volta olímpica no gramado, assim como assistir à cerimônia de premiação.
"O Cross Urbano CAIXA fomenta o legado das arenas por meio de uma corrida de pedestrianismo, oferecendo a oportunidade aos participantes de uma experiência única e inovadora de percorrer e superar diferentes obstáculos", destaca o organizador Freddy Carvalho.
A secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, ressalta que receber mais uma vez o Cross Urbano CAIXA em Teresina é motivo de orgulho para o estado. "O Estádio Albertão se transforma em um espaço de celebração do esporte e da saúde, reunindo atletas, famílias e amantes da corrida em um ambiente seguro e vibrante. Apoiar eventos como esse reforça o compromisso do Governo do Estado com a promoção da atividade física, da inclusão e do uso inteligente dos nossos equipamentos esportivos", afirma a secretária.
Inscrições - As inscrições do Circuito Cross Urbano CAIXA estão abertas no Instagram do evento, na página @crossurbanocaixa, e no site www.crossurbanocaixa.esp.br, ao valor de R$ 91,00. O Kit Cross conta com camisa dry fit, lanterna LED de cabeça, sacola e pochete 3 em 1 (celular, squeeze e chave).
O circuito de corridas Cross Urbano CAIXA vai percorrer o Brasil, com sete etapas ao longo da temporada. Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar o multiuso das arenas. Desde então, já foram 26 etapas pelos maiores estádios de futebol brasileiros. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.
O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. A etapa de Teresina tem apoio da Secretaria de Estado dos Esportes do Piauí (Secepi).
Calendário 2025
25/05 - Guará - Brasília (DF) - realizada - diurna
12/07 - Estádio Mangueirão - Belém (PA) - noturna
19/07 - Estádio Albertão - Teresina (PI) - noturna
10/08 - Estádio Moisés Lucarelli - Campinas (SP) - diurna
06/09 - Arena Castelão - Fortaleza (CE) - noturna
04/10 - Estádio Rei Pelé - Maceió (AL) - noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) - noturna
Fonte: ZDL Sports