 - fotos Lorenna Cerqueira.jpg)
Foto: Lorenna Cerqueira
É hoje! Último dia para curtir os shows do São João do Centro Histórico 2025
Salvador vive, nesta terça-feira (24), o encerramento de uma das festas juninas mais queridas da cidade: o São João do Centro Histórico 2025. Pelo quarto ano consecutivo, o Arraiá da Prefs tomou conta das ruas de pedra, casarões coloniais e ladeiras encantadas, transformando o Centro Histórico em um grande arraial a céu aberto. A festa, gratuita e para todas as idades, reuniu música, tradição, fé e cultura em dois circuitos de puro forró e alegria: o Circuito Pra Ficá Mió, na Praça da Sé, e o Circuito Prá Lá de Bão, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo.
No último dia de programação, o público ainda pode se jogar na pista ao som de Forró Mangueados (18h30) e Forró Trindade (21h), na Estação São João, montada em frente à Cruz Caída, com vista para a Baía de Todos-os-Santos. Um dos pontos altos da festa, o palco da Praça da Sé tem celebrado diariamente a diversidade rítmica da cultura nordestina, do pé de serra ao forró contemporâneo.
Já no Coreto Musical Santo Antônio, o clima de festa de interior se despede com a apresentação de Dinho do Acordeon, a partir das 18h30. O artista, que faz do instrumento uma extensão da alma nordestina, traz no repertório clássicos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, em um show intimista, dançante e emocionante.
Uma festa que envolve todos os sentidos
Muito além dos shows, o São João do Centro Histórico é uma imersão na cultura nordestina. O público é acolhido com oratórios e rezas tradicionais, cortejos culturais pelas ladeiras e uma gastronomia irresistível com pamonha, canjica, bolo de aipim, milho verde, licores artesanais e outras delícias típicas. Tudo isso em um cenário onde a história da cidade dialoga com a alegria do povo.
Serviço
São João do Centro Histórico 2025
Dois circuitos: Praça da Sé (Estação São João) e Largo do Santo Antônio (Coreto Musical)
24 de junho
Horários: Praça da Sé – 18h30 às 23h30 | Santo Antônio – 18h30 às 21h30
Entrada gratuita
Classificação livre
Realização: SOLE Produções e Associação dos Empreendedores do Centro Histórico (ACHE)
Apoio: Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult)
Por Doris Pinheiro