
Júlia Vasconcellos: com a Unhas Club, a ideia é oferecer micro franquia de alta rentabilidade / Foto: Divulgação
Jovem empreendedora deixa agência de publicidade para lançar estúdio de unhas em Maceió (AL), fatura R$ 390 mil em um ano e quer levar sua marca para Salvador e redondezas
Júlia Vasconcellos tem apenas 29 anos de idade, mas uma jornada empreendedora longa. Nascida em Maceió (AL), a jovem comemora o sucesso da marca Unhas Club, um estúdio especializado em cuidados com as unhas, com serviços tradicionais de manicure e pedicure e demais cuidados e embelezamento das unhas, a exemplo de unhas de gel e fibra de vidro.
A primeira franquia da marca será inaugurada em cerca de 90 dias. A franqueada é uma cliente da unidade própria Unhas Club, que viu no negócio a oportunidade de levar os serviços especializados para Arapiraca, cidade que fica a cerca de 120 km da capital alagoana. “Já iniciamos os treinamentos com a franqueada, que receberá toda a transferência de know-how adquirido no período em que pilotamos o negócio”, informa Júlia.
E know-how é o que não falta à Unhas Club. Antes de a marca existir, Júlia Vasconcellos empreendeu em um salão de beleza multisserviços com uma sócia. “Inauguramos esse salão em 2018 e, por quatro anos, aprendemos como funciona o mercado, inclusive enfrentando a pandemia. Mas eu queria franquear um modelo de negócios enxuto, apenas com o serviço mais lucrativo, que é o de manicure, e saí da sociedade para criar o Unhas Club”, lembra.Assim, em 2022, surgiu o novo projeto da empreendedora. “Agora, temos uma micro franquia rentável, madura e enxuta, para quem realmente deseja ter seu primeiro negócio empreendendo na área da beleza”, comenta.
E Júlia quer levar sua micro franquia para a Bahia, especialmente para Salvador e Grande Salvador, onde já realizou um mapeamento de potenciais áreas para a implantação de sua marca. "Temos muitos empreendedores interessados em negócios de baixo investimento e rápido retorno, que é o caso do Unhas Club. Formatamos um negócio que isolou o serviço mais rentável de um salão de beleza, que garante fidelidade da clientela, permite oferecer serviços altamente lucrativos e que sempre tem novidades. Então, com boa gestão, a lucratividade é certa", diz a jovem franqueadora.
O sucesso do Unhas Club reflete-se em números. No primeiro período de operação, de março a dezembro de 2023, a unidade própria (piloto) faturou R$ 215 mil. Em 2024, o faturamento saltou para R$ 390 mil e a projeção para 2025 é de alcançar os R$ 540 mil de faturamento.
A história de Júlia Vasconcellos
Júlia Vasconcellos tem 29 anos. Nascida em Maceió (AL), passou boa parte da infância em Teresina (PI), já que seus pais se separaram quando ela ainda era criança. Foi na capital piauiense que a jovem teve seu primeiro contato com o empreendedorismo, por meio de aulas na escola. “Tive um professor que me inspirou a buscar o empreendedorismo. No Ensino Médio, desenvolvemos um projeto de miniempresa e ele me despertou o desejo de ter meu negócio próprio muito nova”, lembra.
Após essa experiência, ela participou de programas de empreendedorismo jovem no Sebrae e cursou a faculdade de Publicidade e Propaganda. Já em Maceió, formada, Júlia trabalhou na hotelaria da cidade, mas serviços burocráticos não combinavam com sua personalidade e ela pediu demissão. As aulas de empreendedorismo ainda lhe encantavam e ela decidiu se unir a uma amiga para abrir um salão de beleza multisserviços. “Ela tinha 20 mil reais e eu, apenas um cartão de crédito com limite alto. Foi assim que começamos e tocamos o projeto por quatro anos. Tudo o que ganhávamos, reinvestíamos. O salão era um sucesso e o lucro foi investido na segunda unidade. Mas veio a pandemia e o novo salão, que ficava em Recife (PE), precisou ser fechado, levando nosso dinheiro embora. Ficamos com o primeiro salão, que era um sucesso, mas eu queria franquear um modelo mais enxuto, com os serviços mais lucrativos: os de manicure”, conta.
Foi assim que, em 2022, ela fundou o Unhas Club. Um dos diferenciais da marca é a forma como a comunicação é feita com as clientes: por Júlia ser pós-graduada em Marketing Digital, a rede aposta fortemente nas mídias para realizar suas ações de divulgação. “Temos plena consciência de que nossas clientes acessam as redes e, por isso, investimos nelas. E nossa rede franqueada terá um marketing forte”, explica.
Além disso, um dos diferenciais do Unhas Club é o Clube de Assinaturas, que gera recorrência e fideliza as clientes. “Além de ser vantajoso para a clientela, gera caixa fixo para a loja, o que ajuda o faturamento”, diz.
E, com toda a energia de quem tem o empreendedorismo na veia e o brilho nos olhos, Júlia Vasconcellos quer expandir sua marca para todo o Brasil. “Unhas Club é um modelo de negócio inovador e rentável, com investimento inicial de micro franquiam a partir de R$ 107,5 mil. Nosso conceito une beleza, bem-estar e exclusividade, proporcionando aos clientes experiências transformadoras e únicas. Mais do que serviços, oferecemos momentos de autocuidado e conexão, destacando as unhas como protagonistas de estilo e expressão pessoal”, explica a franqueadora.
É essa essência que Júlia Vasconcellos quer dividir com seus franqueados: o cuidado em criar conexões, encantar e fidelizar. “Nosso negócio não se trata apenas de unhas, mas de experiências que marcam. E a expertise, construída a partir de erros e acertos, garante que o modelo de negócio já chegue redondo ao franqueado. Agora, é hora de crescermos!”, finaliza a jovem franqueadora.
Por Simone Valente