Foto: Divulgação
Barbara Gancia relança livro sobre o drama do alcoolismo
Reverenciada por suas passagens em grandes veículos da imprensa brasileira, a jornalista Barbara Gancia se tornou símbolo da luta contra o alcoolismo com o lançamento de A Saideira. O testemunho da própria jornada com a doença que mata 12 pessoas por hora no país, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ganha agora uma nova edição pela Matrix Editora.
“Pouco mudou desde a primeira edição deste livro”, lamenta a autora na introdução do relançamento. “Somos recordistas mundiais, ou assustadoramente perto disso, em acidentes de trabalho, acidentes de trânsito, DSTs, gravidez indesejada, mortes por motivo fútil e violência doméstica. Tudo isso está intimamente relacionado ao álcool”, alerta ao reforçar que as discussões sobre o tema seguem necessárias.
Nas páginas, Gancia compartilha relatos íntimos e, muitas vezes desconfortáveis de suas experiências como dependente, como ter provado bebida alcoólica pela primeira vez aos três anos de idade, os apagões de memória após as ressacas, as escapadas durante o expediente para encher o copo, as “grandes cagadas” que marcaram suas bebedeiras, o consumo de drogas e os flertes com a morte quando dirigia embriagada. Em depoimentos sinceros e despidos de qualquer romantismo, ela escancara o próprio dilema de quem por muito tempo não se deu conta do problema e não se enxergava no estereótipo de alcoólatra gravado no imaginário popular.
Ao narrar as passagens por clínicas de reabilitação, os encontros de Alcoólicos Anônimos e os esforços para seguir o programa dos 12 Passos, a jornalista ilustra a intensa batalha enfrentada por adictos em recuperação e os efeitos desse processo a todos que estão em sua órbita. Mesmo mostrando que caminho do tratamento não é fácil, a escritora defende o papel do livro para ajudar quem hoje convive com o vício. “Eu o escrevi para transmitir aos alcoólicos, como eu, um despertar espiritual igual ao que tive. Escrevi para mostrar de forma palpável que é possível renovar a alegria diariamente, tendo uma vida plena e cheia de esperança”, afirma.
A versão revista e ampliada da publicação também repercute o sucesso da peça “Bárbara”, adaptação da trajetória de Gancia que rendeu à Marisa Orth o prêmio Bibi Ferreira de Melhor Atriz de Teatro. O espetáculo, que deve voltar aos palcos em 2025, contribuiu para conversas sobre o alcoolismo, especialmente entre mulheres, e para ampliar a conscientização sobre os impactos devastadores dessa dependência na vida pessoal, profissional e familiar. A dramatização reafirmou a urgência de tratar o alcoolismo como uma questão de saúde pública, além sensibilizar o público e inspirar aqueles que buscam superar a dependência.
O retorno às prateleiras de A Saideira é pertinente em uma realidade em que os números relacionados ao consumo abusivo de álcool permanecem alarmantes e comprovam que essa problemática está longe de ser superada. Com seu relato honesto e profundo sobre os desafios da recuperação, Barbara Gancia incentiva o suporte coletivo a quem busca um novo começo.
Ficha técnica
Livro: A saideira - Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência
Autoria: Barbara Gancia
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-528-8
Páginas: 318
Preço: R$ 55,00
Onde encontrar: Amazon, Matrix Editora
Sobre a autora
Barbara Gancia nasceu em São Paulo, em 10 de outubro de 1957. Jornalista, foi colunista da Folha de S. Paulo por 32 anos (de 1984 a 2016). Trabalhou também nas editoras Três e Abril e no Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo. Na televisão aberta, atuou como ombudsman do programa de Otávio Mesquita, e, de 2002 a 2011, apresentou no canal BandSports o programa Dois na Bola, ao lado do mitológico narrador Silvio Luiz. Foi ainda colunista na rádio BandNews FM, de 2008 a 2015. Integrou o elenco do canal GNT, no qual participou como apresentadora do programa Saia Justa, de 2013 a 2016. Hoje em dia, transformou em atividade profissional uma antiga paixão: os relógios. Escreve sobre o assunto para diversas publicações. Ela também segue na sua missão de ajudar as pessoas, dando palestras sobre alcoolismo.
Sobre a Matrix Editora
Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com mais de 1.000 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site da editora.Por Lucas Koehler